Exibidor

Notícias / Cinemacon / Índia

18 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Programação da BigCineExpo tem screening de “Ben-Hur” e debates sobre tecnologias

Segunda edição da convenção indiana para o mercado cinematográfico será realizada entre 23 e 24 de agosto

Compartilhe:

(Foto: BigCineExpo 2016)

Em 2015, a revista indiana TheatreWorld, que tem cerca de 18 anos de atuação no mercado cinematográfico local, criou a BigCineExpo, primeira convenção do país dedicada ao setor exibidor e distribuidor de cinema. Agora, em 2016, o evento volta já mais consolidado e marcado para acontecer entre 23 e 24 de agosto na cidade de Chennai, famoso destino de compradores de equipamentos de cinema no país asiático.

A BigCineExpo 2016 já tem recebido inscrições de vários territórios do mundo desde abril e agora divulgou sua programação atualizada.

Entre os principais destaques deste ano estão o screening de Ben-Hur, já confirmado pela Viacom 18 Motion Pictures. A exibição especial fechará o último dia da convenção e contará com projeção a laser da Christie, empresa parceira do evento que cedeu o projetor CP2208-LP para screenings e apresentações da BigCineExpo 2016. A convenção ainda terá mais um screening no primeiro dia de programação, mas o título ainda não foi confirmado. Também fecharam parcerias as empresas Harkness Screens e GDC.

Diferentemente de outros eventos similares como a CinemaCon, a Expocine e a CineEurope, a BigCineExpo não terá muitas apresentações de estúdios, que se limitarão aos dois momentos reservados para screenings ao fim de cada dia. No entanto, o foco do evento em 2016 está no debate sobre tecnologias e pirataria no cinema. O mercado indiano de cinema, que hoje já produz anualmente mais filmes do que Hollywood, precisa fortalecer seu parque exibidor. De acordo com Raghavendra T, editor da TheatreWorld, nos últimos três anos, mais de 2 mil salas de cinema foram fechadas e o principal motivo para essa perda de telas é a falta de conhecimento dos exibidores locais em tecnologia, marketing e operação comercial.

No primeiro dia da convenção, os destaques são os painéis sobre marketing para cinema, o futuro da projeção com tecnologias 4K, 3D e laser, bem como a entrega de sete prêmios como os de India´s Top Multiplex Chain of the Year (Melhor Cadeia Indiana de Cinema do Ano, em tradução livre) e Best Technology Adopter of the Year (Melhor Investidor em Tecnologia do Ano, em tradução livre). Os vencedores dos troféus ainda não foram divulgados. Já o último dia de programação terá como assuntos principais a relevância da arquitetura para os cinemas, tipos de sistema de som indo do 5.1 canais até o som imersivo e pirataria, bem como discussões sobre a importância da manutenção da qualidade de apresentação dos complexos.

O evento terá expositores como Barco, Strong | MDI, PGAG Architects & Niranja, empresa especializadas em arquitetura de cinemas e outros estabelecimentos do setor de entretenimento, e a integradora AM Services. A convenção ainda conta com a parceria de sete cadeias de cinema, entre elas a PVR Cinemas, a Cinépolis e a Mukta Cinemas.

Em abril deste ano, Raghavendra T, concedeu entrevista ao Portal Exibidor e contou sobre o surgimento e a relevância da BigCineExpo para o mercado indiano de cinema.

Compartilhe: