Exibidor

Notícias / Cinemacon / Tecnologia

29 Maio 2017 | Fernanda Mendes

Projetores a laser se consolidam no mercado exibidor

Rapidez na adoção da tecnologia indica sua consolidação no mercado cinematográfico após a digitalização

Compartilhe:

(Foto: Revista Exibidor - Ed. 25)

O mercado cinematográfico manteve sua contínua busca por novidades: várias tecnologias foram adotadas após a chegada dos projetores digitais como sistemas de som imersivo, o cinema 4D e novidades no 3D. A projeção, por sua vez, desenvolveu-se dentro das possibilidades do digital e da lâmpada xênon, mas não parou por aí. Por volta de 2014 a indústria viu a tecnologia de projeção a laser chegar por meio de demonstrações em eventos do setor como CinemaCon, Expocine, CineEurope e CineAsia.

Do mês de dezembro de 2016 até o fechamento desta edição, somente o Portal Exibidor noticiou a chegada de projetores laser em nove cinemas e 17 salas na Ásia, América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio.

As instalações se dão geralmente entre os dois tipos mais conhecidos de fontes de laser: o Laser Fósforo (Laser Phosphor – LP, em inglês) e o RGB (da sigla em inglês Red Green Blue). O primeiro utiliza apenas feixes de laser azul, simulando posteriormente, a partir dessa cor, o verde e o vermelho, enquanto o RGB traz feixes individuais com laser vermelho, verde e azul.

Outro ponto que chama a atenção para essa solução é seu menor consumo de energia elétrica em comparação à demanda de um projetor com lâmpada xênon. No entanto, conhecer as opções de solução laser disponíveis no mercado é importante, mas procurar quem já possui essa tecnologia em suas salas é essencial.

Veja a matéria na íntegra na 25ª edição da Revista Exibidor.

Compartilhe: