Exibidor

Notícias / Cinemacon / Internacional

06 Fevereiro 2018 | Vanessa Vieira

Wanda e Samsung instalam primeira tela LED na China e planejam próxima

Conglomerado chinês também vendeu ações para outra empresa do país, a Alibaba

Compartilhe:

Imagem meramente ilustrativa - Tela LED da Samsung para cinemas (Foto: Samsung)

A Wanda Cinema Line, braço exibidor do Dalian Wanda Group, anunciou parceria fechada com a sul-coreana Samsung Eletronics para instalação da primeira tela LED em cinema chinês.

A tecnologia agora faz parte do complexo da rede na cidade de Xangai, no distrito de Yangpu. “Desde sua introdução em meados de 2017, a tela LED da Samsung para cinema tem cativado a indústria com seu potencial revolucionário e experiência cinematográfica”, comenta Seog-gi Kim, vice-presidente executivo de negócios para displays visuais da Samsung, em comunicado oficial.

Porém, a parceria entre as empresas asiáticas não para por aí. Apesar de terem anunciado a inauguração da sala com tela LED em Xangai, as companhias já trabalham na conversão de uma sala de cinema de um complexo em Pequim. O espaço será aberto ainda neste semestre.

De acordo com Seog-gi Kim, a solução, lançada na CinemaCon 2017, traz cores melhores, áudio realístico e um ambiente visual sem igual. “Por meio da tela LED para cinema, estamos confiantes que os espectadores chineses vão adorar a oportunidade de engajar com os seus filmes favoritos de uma maneira inovadora”, diz o executivo. Atualmente, a solução já foi instalada em duas cidades na Coreia do Sul, bem como na Tailândia e na Suíça. Na sala de cinema, a tela LED tem certificação DCI e é combinada com sistema de áudio da marca JBL, da HARMAN.

Para Qi Wang, vice-presidente da Wanda Film Holding Co., os espectadores da rede, que é a maior do mundo, já esperam uma experiência diferenciada em seus complexos. “Estamos honrados com essa parceria com a Samsung para estabelecer um novo patamar de cinema de luxo”, afirma. A Wanda Cinema Line conta hoje com mais de 14,3 mil telas em 1,3 mil unidades pelo mundo, incluindo marcas adquiridas como a AMC Theatres, o Odeon & UCI Group, a Carmike Cinemas, o Hoyts Group e a Nordisk.

Outros negócios

O braço de distribuição do conglomerado, a Wanda Film Holding Co., terá 13% de suas ações vendidas para a também chinesa Alibaba e para a empresa governamental Cultural Investment Holdings. No total, o acordo é estimado em 7,8 bilhões de yuans, moeda local, o equivalente a US$ 1,24 bilhão. Só a Alibaba pagará US$ 744 milhões, ficando com a maior parte dos títulos vendidos.

Com isso, o grupo Dalian Wanda ficará com 48% da empresa, deixando de ter uma maioria sólida das ações (mais de 50%). Segundo comunicado oficial da companhia, a ideia é trazer novos acionistas com valor estratégico.

Compartilhe: