Exibidor

Notícias / Cinemacon / Evento

15 Junho 2018 | Fernanda Mendes

CineEurope encerra com premiação e acordos para o Oriente Médio

Além disso, a empresa brasileira Riole apresentou suas soluções durante a convenção

Compartilhe:

(Foto: Revista Exibidor)

Mais uma CineEurope se encerra e o evento trouxe muitas novidades em relação às parcerias no mercado de exibição. A CJ 4DPlex, por exemplo, anunciou diversos acordos para a chegada de sua marca ScreenX no Kuwait e em mais 10 países por meio de sua parceria com a CineWorld. Agora a empresa divulgou o acordo com a Reel Cinemas para inaugurar salas no formato em Dubai. O complexo no Dubai Mall, shopping que recebe 80 milhões de visitantes por ano.

Ainda no Oriente Médio, desta vez na Arábia Saudita, o Vista Group anunciou que irá implementar toda a linha de soluções para gerenciamento de cinema, o Vista Cinema, nos primeiros complexos inaugurados do país. Esta é a primeira vez que um software de gerenciamento fornece relatórios totalmente integrados com o portal da associação saudita General Commission for Audiovisual Media.

A solução já está instalada no primeiro complexo inaugurado no país, da AMC, e também no cinema público da VOX.

Outra novidade foi em relação a Riole, empresa brasileira de solução de acessibilidade em cinema. Depois de participar da CinemaCon 2018, a companhia agora mira no continente europeu para expandir. Pela primeira vez, uma empresa nacional leva sua tecnologia para importantes eventos mundiais dessa magnitude envolvendo os principais tomadores de decisão no segmento cinema.

Dentre os destaques na CineEurope, a empresa enfatizou o display para legendas e língua de sinais e o receptor para audiodescrição.


Premiação

Durante o último dia do evento também foi realizada a cerimônia de premiações. Uma das surpresas foi o prêmio, que não estava anunciado, para Haifaa Al-Mansour, a primeira mulher que dirigiu um filme na Arábia Saudita. O longa O Sonho de Wadjda (2012) foi o primeiro a ser inteiramente exibido no país, que reabriu o seu mercado cinematográfico este ano após um hiato de 35 anos.

As homenagens do Gold Awards foram entregues a Jordi Casas, diretor técnico da Kelonik, José Manuel Tourné, diretor geral da Federação para Proteção da Propriedade Intelectual, John Donnelly (que já passou pela Odeon e UCI Cinemas), Francesco Grandinetti (The Space Cinema), Shaun Jones (Cineworld Cinemas), Magda Lewicka (Multikino) e Thomas Runfors (SF Bio).

Patrick Wachsberger, co-presidente da Lionsgate, recebeu pela companhia o prêmio de Distribuidor Internacional do Ano. Nos últimos cinco anos o estúdio gerou US$ 10 bilhões na bilheteria mundial.

Na categoria Exibidor do Ano a rede russa Karo Cinemas foi a grande ganhadora. Jean-Pierre Decrette recebeu a homenagem da UNIC de profissional do ano. O executivo é diretor de desenvolvimento da rede Les Cinemas Gaumont Pathé e também vice-presidente da Federação Nacional de Cinemas Franceses.

Por último, a Disney recebeu o prêmio da comScore para a performance de Star Wars: Os Últimos Jedi na Europa, África e Oriente Médio. O longa fez US$ 400 milhões somente no continente europeu.

Conteúdo

Durante esta semana de evento, as organizações aproveitaram para fazer anúncios como a Global Cinema Federation (GCF) que divulgou cinco artigos com os pontos chave que irão focar nos próximos anos, e a UNIC que soltou um estudo da bilheteria europeia no último ano. Em produção, um dado interessante: a Europa produz mais de 1.700 filmes por ano, já os EUA produz no máximo 800.

Ainda, a discussão sobre a melhor experiência cinematográfica levou outros rumos na CineEurope. O debate foi além e discutiu formas de guiar o consumidor para conhecer as ofertas de experiência do mercado.

Veja a cobertura completa do Portal Exibidor:

Futuro da Fox e público feminino são pautas de convenção europeia

Exibidoras europeias apostam em laser e formato imersivo

Mercado de exibição se une para impulsionar segmento na Europa

Companhias confirmam parcerias durante a CineEurope

- Projeção a laser, soluções para lobby e mais na feira de negócios da CineEurope

Executivos falam sobre importância da diversidade de conteúdo e representatividade

Federação internacional apresenta cinco papéis principais que deve cumprir em defesa da exibição

Compartilhe: