Exibidor

Notícias / Expocine / Crime

14 Março 2017 | Vanessa Vieira

Ação judicial liderada por MPAA e estúdios fecha grupo de sites de pirataria

Ao todo, sete companhias integraram a ação da MPAA, aberta em fevereiro último

Compartilhe:

(Foto: Baboo)

A Motion Picture Association of America – MPAA teve mais uma vitória na justiça norte-americana contra sites utilizados para pirataria de conteúdo.

No início de fevereiro último, a entidade abriu um processo em Nova Iorque contra um conjunto, conhecido por “PubFilm/PidTV”, de seis sites interconectados nos quais era efetuada a distribuição ilegal de títulos. A ação foi aberta em conjunto com outras sete companhias: Warner Bros., 20th Century Fox, Columbia, Universal, Disney, Paramount e Viacom.

Agora, já em março, a ação movida pela MPAA foi aceita pelo juiz local e os seis sites foram fechados.

Vale lembrar que os endereços recebiam cerca de 8 milhões de acessos por mês, sendo que 40% desses usuários tinham IP dos Estados Unidos. Além do fechamento dos sites, a ação ainda pede um ressarcimento de US$ 150 milhões por conteúdo ilegal. Suspeita-se que a origem dos endereços seja do Vietnã, mas ainda não foi identificada.

O braço latino-americano da MPAA já falou sobre pirataria na Expocine em 2015 para o mercado brasileiro e ainda integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e do Combate à Pirataria, que foi lançada oficialmente da Câmara dos Deputados neste mês. A associação também já foi entrevistada pelo Portal Exibidor para orientação sobre como exibidores podem ajudar no combate à pirataria.

Mundialmente, a entidade norte-americana já fez parceria com a Google e identificou os principais mercados com pirataria off-line, entre outras ações.

Compartilhe: