Exibidor

Notícias / Expocine / Especial

13 Junho 2018 | Vanessa Vieira e Natalí Alencar

Executiva da Lumma comenta chegada ao Brasil e experiência única prometida por sua tecnologia

“Emocionante”, Antonela Salvador, diretora da empresa, define a solução comercializada

Compartilhe:

(Foto: Lumma)

Depois de conhecer detalhes da CJ 4DPLEX e da D-BOX, o Portal Exibidor traz mais uma empresa na série de entrevistas sobre o 4D e os motion seats. Agora é a vez de saber um pouco mais sobre a Lumma.

Entrando no mercado de motion seats e cinema 4D com sua primeira instalação em 2016, a empresa argentina Lumma começou suas atividades em 2004 como produtora audiovisual. Entre os conteúdos, estavam alguns dedicados a experiências imersivas em parques de diversão e museus.

No entanto, a companhia entrou na área de engenharia audiovisual anos depois quando Sebastián Franco e Antonela Salvador, uniram-se aos novos sócios Marcos Franco e Gabriel Castarés, que vieram das áreas de engenharia e ciência da computação. “Daí se produziu uma fusão muito interessante, que posicionou a Lumma com um papel importante no desenvolvimento de tecnologia para entretenimento”, comenta Antonela Salvador, diretora da companhia. O resultado apareceu em 2016, quando quatro salas de cinema da rede Cines Multiplex e cinco salas de parques temáticos receberam a tecnologia – sendo todos os espaços na Argentina.

A solução em questão, chamada 4D E-Motion, inclui motion seats fabricados pela própria Lumma e efeitos de imersão como vento, diversos sopros de ar, vibração, aromas, espirros de água, tremor em sons de baixa frequência e iluminação inteligente. A pedido da Revista Exibidor, Antonela resumiu a tecnologia em uma palavra: “Emocionante”.

Para a executiva, o maior diferencial da tecnologia está descrito em seu sloganDeveloped by Engineers. Moved by Filmmakers” (Desenvolvido por engenheiros. Movido por cineastas, em tradução livre). Isso porque, segundo Antonela, a empresa trabalha para oferecer exatidão e sincronismo ímpares, com movimentos que têm diferentes graus de intensidade que não deixam o espectador sentir “golpes fortes, mas sim a alternação de movimentos agradáveis e divertidos. A experiência é única”.

Outra solução ligada aos motion seats da Lumma é a sua marca E-Motion VR, que une as poltronas à realidade virtual tanto para simuladores quanto para lobbies de cinemas e ações de marketing.

Números atuais

Agora, cerca de dois anos depois, a Lumma comemora a marca de 10 salas de cinema instaladas em três países – Argentina, Paraguai e Uruguai – que somam mais de 850 motion seats da empresa. Além disso, já estão negociados mais dois espaços: um com a rede Cinema City na Argentina e outra com a Centerplex Cinemas no Brasil, ambas com perspectiva de abrir em breve ainda que sem data de inauguração confirmada.

Com as salas em funcionamento e as que ainda inaugurarão, já são oito exibidoras em parceria com a companhia argentina.

Fábricas e modelo de negociação

Antonela explica ainda que a Lumma oferece serviço integral, desde o projeto de implantação até a instalação das poltronas 4D E-Motion e a manutenção. Quanto à fábrica em Buenos Aires, na Argentina, a empresa recentemente ampliou o espaço para aumentar sua capacidade produtiva, sendo lá também a produção de todos os componentes da tecnologia. Já os conteúdos são sincronizados em Los Angeles e aprovados pelos estúdios dos longas.

Outro detalhe é que as poltronas da companhia podem ser personalizadas de acordo com a identidade visual desejada pelo exibidor.

Quanto à negociação, a Lumma dispõe de “modelos de comercialização flexíveis”, de acordo com Antonela. “O exibidor pode comprar todo o sistema 4D E-Motion ou dividir parte da receita da sala conosco. Nesse caso, investimos também para implantar a solução e a sala começar a operar”.

Manutenção

A empresa conta com assistência técnica remota e presencial com equipe própria responsável por viajar para supervisionar o funcionamento das salas, oferece garantia e fornece peças de reposição se necessário. “Essa é uma tecnologia muito robusta e simples em sua operação”, comenta a executiva.

Últimas novidades

No segundo semestre de 2017, a Lumma participou da Expocine, apresentando sua tecnologia 4D e VR E-Motion, e também anunciou a parceria com a Centerplex como sua entrada no Brasil e a inauguração de sua primeira sala no Paraguai neste ano.

Veja também a reportagem completa na Revista Exibidor de número 29.

 

Compartilhe: