Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

03 Julho 2015 | Natalí Alencar

Epson mostra soluções para cinema na Casa Cor 2015

Aplicativo de acessibilidade e óculos inteligentes estão entre as novidades

Compartilhe:

(Foto: Epson)

A Epson aproveitou a 29ª Casa Cor São Paulo para promover suas soluções voltadas ao mercado cinematográfico, como os óculos inteligentes Moverio BT-200 e o aplicativo MovieReading.



A Revista Exibidor participou do encontro e traz os detalhes dos produtos. As apresentações foram feitas no "Cinema Boutique" assinado pela arquiteta Adriana Giacometti e equipado com um projetor Epson, segmento que a empresa também pretende atuar no Brasil.

Moverio BT-200

Possui um sistema de lentes que projeta a imagem a um campo de visão equivalente a 23 graus, onde o efeito óptico do tamanho da ‘tela’ projetada depende da distância em que o usuário está enfocando sua visão.  Ao incorporar câmara, giroscópio, GPS, sensores e software, e detectando os movimentos do usuário.

Possibilita ao usuário assistir a conteúdos em 3D, apresenta ajuste da luminosidade para a melhor visualização em ambientes muito claros e oferece várias opções de conectividade, incluindo Wi-Fi, Bluetooth 3.0 e Miracast, o que viabiliza a integração com outros dispositivos.

Os óculos podem ser usados nos setores industrial, da educação e entretenimento.

Para cinema, os óculos podem ser aplicados em soluções de acessibilidade para deficientes auditivos. Isso é possível por meio de um aplicativo desenvolvido para a sincronização de legendas áudio-descritivas ou a inclusão de intérprete de libras.

A novidade também foi apresentada recentemente na Infocomm Brasil.

Especificações: pesa 88 g; inclui câmera, GPS, acelerômetro, giroscópio  e microfone; bateria com duração de até 6 horas; som Surround - Dolby Digital Plus; câmera frontal com resolução SVGA;

Assista ao vídeo com os detalhes do produto:

MovieReading

Lançado no Brasil pela Iguale Comunicação de Acessibilidade, o aplicativo possibilita ao usuário (deficientes auditivos e visuais ou estrangeiros) baixar legendas, LIBRAS e audiodescrição em Língua Portuguesa (PTBR) em smartphones e tablets, para que sejam sincronizadas em tempo real com filmes.

Com isso, filmes em cartaz nas salas de cinema e os disponíveis em DVDs, Blu-Rays, VOD (Video On Demand, como Netflix) e até os de TV aberta, podem ser assistidos com autonomia.

“Ao selecionar o arquivo do filme baixado no ambiente do MovieReading, automaticamente o app sincroniza a audiodescrição, a LIBRAS ou a legenda ao áudio original. É algo que veio para mudar o modo como a pessoa com deficiência visual e auditiva assimila o conteúdo das obras audiovisuais e se relaciona com o universo do cinema”, explica Mauício Santana, diretor da Iguale Comunicação de Acessibilidade.

Segundo a empresa, o seu principal desafio agora é de que as produtoras e distribuidoras tomem conhecimento e passem a investir na aplicação destes recursos, para que as obras, sejam elas lançamentos ou as que já estão disponíveis, tornem-se acessíveis e permitam a este público a usabilidade do app em larga escala.

Compartilhe:

  • 0 medalha