Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Sala Pública

31 Março 2016 | Vanessa Vieira

Sala de cinema Spcine no Butantã abre com cerimônia especial

Inauguração contou com a presença do prefeito de São Paulo e do ministro da Cultura

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Nesta quarta-feira (30), a Spcine abriu as duas primeiras salas de cinema de uma sequência de 20. Além da sala no CEU Meninos, em Heliópolis, foi inaugurada a sala do CEU Butantã, que contou com uma cerimônia especial e a presença de personalidades como a cineasta Marina Person; Alfredo Manevy, diretor-presidente da Spcine; Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE; do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; Ana Estela Haddad, do projeto São Paulo Carinhosa; e dos secretários de Cultura e Educação, Nabil Bonduki e Gabriel Chalita.



A integração entre educação e cultura foi um dos principais motes. “A aproximação entre cultura e educação é difícil, mas não dá para qualificar a educação pública sem incorporar a arte e a cultura nas escolas”, defendeu Juca Ferreira. Bonduki e Chalita também reiteraram a importância dessa aproximação por meio do audiovisual, que pode dar espaço às produções de futuros talentos das comunidades atendidas pelos CEUs.

A concepção do Circuito Spcine enquanto espaço para filmes nacionais é também um dos motivos para se comemorar a novidade segundo Manoel Rangel, da ANCINE. Fernando Haddad, por sua vez, também defendeu esse aspecto do projeto que, por ter telas públicas, teria mais liberdade para criar uma programação que equilibre exibições de blockbusters com a de longas brasileiros.

Para garantir a presença de filmes variados na programação, Alfredo Manevy contou que a Spcine firmou parcerias com diversas distribuidoras e que agora está estabelecendo um contato maior com a Motion Picture Association of America – MPAA para ter mais espaço para diálogo junto às majors de Hollywood. A intenção é manter uma programação atrativa que leve cinema de qualidade aos espectadores do Circuito.

Em entrevista ao Portal Exibidor, Naime Silva, gestora do CEU Butantã, comentou sobre a formação de público espectador. “O cinema é uma oportunidade para debatermos algumas pautas sociais, políticas e cotidianas. Eu vejo essa iniciativa da Spcine como um fortalecimento da política dos CEUs de dar força à periferia, já que agora não é mais preciso atravessar a cidade para ir ao cinema e ter acesso à cultura”.

Ao fim da cerimônia, Haddad assinou o decreto que lança a São Paulo Film Commission, que deve facilitar o uso da cidade como locação para filmagens nacionais e internacionais.

O evento no CEU Butantã também contou com a apresentação da Banda Paralela, com participação do flautista Carlos Malta, e a exibição de Mundo Cão. Ao fim das falas oficiais, o diretor do longa, Marcos Jorge, e dois atores, Vini Carvalho e Babu Santana, falaram sobre o filme, a experiência de exibi-lo em uma sala de cinema da região onde a produção foi filmada e de como é importante valorizar e manter o Cine Butantã.

Compartilhe:

  • 0 medalha