Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

13 Maio 2016 | Vanessa Vieira

Woody Allen sai da filmagem em película para a digital em longa exibido em Cannes

“Café Society”, filme que abriu o evento, foi a primeira produção do diretor filmada digitalmente

Compartilhe:

(Foto: Café Society)

Além da fama conquistada por filmes como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Meia Noite em Paris, Woody Allen é um diretor e ator conhecidamente analógico e dá a impressão de não aceitar mudanças facilmente. Tanto que a maioria das suas produções começam com créditos curtos e simples com texto em letras brancas contra um fundo preto. O diretor já teria até admitido em entrevistas não ser bom “tecnicamente” e sequer teria um computador.

Publicidade fechar X

No entanto, Allen não seria contrário ao uso de tecnologias novas em seus filmes já que desde 1998 sua pós-produção passa por ferramentas computacionais e, agora, o cineasta que lançou um longa por ano nos últimos cinco anos e sempre filmou em película acaba de lançar seu primeiro título filmado digitalmente: Café Society. A produção abriu o Festival de Cannes 2016 e também ficou marcada como a primeira vez em que Allen trabalhou como cineasta com o diretor de fotografia premiado Vittorio Storaro, ainda que trabalhar com diretores com várias estatuetas do Oscar seja algo comum na carreira de Woody Allen. Só Storaro já ganhou três estatuetas.

O diretor de fotografia, inclusive, é conhecido por criar filmes que mostram toda a capacidade e beleza de longas em 35mm, mas ainda assim Storaro filmou Café Society digitalmente mesmo que a princípio fosse um pouco resistente à mudança de mídia. “O digital faz parte da linguagem do progresso. É algo que nós podemos adiantar ou atrasar, mas não parar. Eu percebi que recentemente a indústria mudou completamente e temos que encarar isso. Mas o mais importante será encarar com sabedoria”, afirma.

Para Storaro, o maior problema que vê na filmagem digital é que a maioria dos longas parecem iguais. Isso porque com as câmeras digitais seria possível filmar em quase qualquer lugar o que resultaria em um erro comum aos cineastas e diretores de fotografia da atualidade: não usar linguagem e luz específicas para fazer o filme exatamente de acordo com a história.

Allen, por sua vez, aponta que não sentiu grandes diferenças de processo entre a filmagem em película e a digital. Segundo ele o longa não foi modificado por causa de qualquer característica do meio digital especialmente porque o cineasta trabalhava com um “mestre em direção de fotografia”.

No Brasil, Café Society é distribuído pela Imagem Filmes e deve estrear comercialmente em 27 de outubro deste ano.

*Este texto foi produzido em colaboração com J. Sperling Reich, editor executivo do Celluloid Junkie.

Compartilhe:

  • 0 medalha