Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

25 Maio 2016 | Vanessa Vieira

Matilha Cultural comemora sete anos com mais de 500 filmes exibidos

Espaço já recebeu cerca de 100 exposições e planeja próximo evento “Pra Cachorro”

Compartilhe:

(Foto: Cine Matilha)

Neste mês de maio, a Matilha Cultural comemora sete anos e sua consolidação como espaço para encontros, exibições de cinema, exposições e outras atividades culturais. Além disso, o local dedicado a debates sobre questões ambientais e de direitos humanos receberá a partir de 11 de junho a sexta edição do “Pra Cachorro”. O evento discute a relação entre pessoas e cães por meio de exposição, palestras e mostra de filmes – tudo com acesso liberado aos amigos de quatro patas. Nesta edição o encontro terá também um desfile de lançamento da marca de roupas para cachorros Doghetto.

Publicidade fechar X

Em entrevista ao Portal Exibidor, Patrícia Rabello, assessora de imprensa da Matilha Cultural e responsável pela programação do Cine Matilha, falou sobre o espaço e sua sala de cinema, que também já fez parte de matéria da Revista Exibidor na edição 21.

Com apenas 68 poltronas, além de três lugares para cadeirantes, o Cine Matilha oferece exibições gratuitas há seis anos e tem o objetivo de ser um espaço para produções independentes, mas a princípio seu uso era irregular. “De três anos para cá, quando assumi a programação da sala, comecei a estudar a grade. O primeiro ano foi de testes e de parceiras com distribuidoras como Imovision e Vitrine Filmes, bem como de exibições independentes. Fizemos também uma pesquisa com todo o mailing da Matilha”, comentou Patrícia. A executiva também apontou que a política de manter o ingresso gratuito tem dificultado a negociação com algumas distribuidoras. No entanto, o espaço tem se fortalecido, tanto que em março deste ano recebeu a pré-estreia do documentário Afflictions – O Ebola na África Ocidental, que foi exibido até 30 de abril.

Além disso, até meados de 2015 a sala não era digitalizada nem estava registrada na ANCINE e agora passa de 12 exibições semanais, média do ano passado, para cerca de 40 sessões por semana. Em comparação ao público do Cine Matilha em 2013, em 2015 houve um crescimento de 80% com cerca de 100 filmes exibidos. Em 2014, os gastos da sala eram de R$ 70 mil e chegaram a dobrar no ano passado. A expectativa é que os gastos tripliquem em 2016. Ao todo, a sala já recebeu mais de 500 títulos entre curtas, médias e longas-metragens, sendo que 80% da programação do local é de cinema nacional e documentário.

“O Cine Matilha é muito democrático, temos às quintas-feiras uma sessão para crianças vítimas do crack, aos domingos exibimos filmes para moradores de rua no projeto Cine Dingo e, com a ampliação da grade a partir de 17 de maro, temos sessões vespertinas de terça e quinta-feira também. Queremos avançar com locações para cabines e exibições fechadas, pois isso ajuda na arrecadação”, explicou Patrícia. A programadora também destacou que a sala é a única de São Paulo em que é permitida a entrada com cães em qualquer sessão. Um dos planos para todo o conjunto cultural é se aproximar mais do universo educativo, principalmente de universitários por meio de parcerias com faculdades.

Atualmente o Cine Matilha não recebe apoio privado ou público segundo Patrícia Rabello, que afirmou ser um desejo do espaço para que a programação possa crescer mais. Todo o valor vem do administrador da Matilha Cultural, que é uma entidade e um espaço cultural sem fins lucrativos.

Entre os títulos que serão exibidos na sala da Matilha estão Buraco do Rato – Um Filme Sobre a Vale e A Linguagem do Coração. A programação completa do espaço está disponível no site oficial da Matilha Cultural.

Compartilhe:

  • 0 medalha