Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

27 Maio 2016 | Verônica Domingues

Cinematographo recria atmosfera das primeiras sessões de cinema

Iniciativa do Museu da Imagem e do Som existe desde 2011

Compartilhe:

Sessão Cinematographo do filme "Fantasia" (Foto: Letícia Godoy/MIS)

Na busca por iniciativas diferenciadas no mercado de exibição, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS-SP realiza mensalmente as sessões Cinematographo. A equipe da Revista Exibidor conheceu o projeto, que tem o objetivo de fazer o espectador viajar no tempo e experimentar a atmosfera das primeiras sessões de cinema.



Desde setembro de 2011, uma vez por mês, o museu seleciona um filme para ser sonorizado ao vivo. Em alguns momentos, essa escolha complementa uma exposição, como aconteceu em dezembro de 2012 com a exibição dos curtas de Georges Méliès. No entanto, isso não é uma regra, de modo que clássicos como Tempos Modernos (Charles Chaplin, 1936), O Mágico de Oz (Victor Fleming, 1939), O Condenado nº 13 (Edward F. Cline e Buster Keaton,1920) e Monstros (Tod Browning,1932) já integraram a programação especial.

Nesses quase cinco anos de projeto, mais de 50 sessões foram realizadas no auditório do MIS, com capacidade para 172 pessoas. Algumas delas, como a de O Estranho Mundo de Jack realizada no dia 22 de maio, tiveram seus ingressos esgotados.

Em termos de iniciativas diferenciadas, outras ações vem ganhando espaço entre os exibidores, como o CineMaterna, o CineMatilha e o Clássicos Cinemark. Leia a reportagem especial na 21ª edição da Revista Exibidor.

Veja a entrevista concedida por Marcelo Ramalho, programador de cinema do MIS, para o Portal Exibidor:

Como surgiu a ideia do Cinematographo?

Nos baseamos nas primeiras sessões de cinema, em que músicos e orquestras acompanhavam as imagens projetadas.

Quais iniciativas diferenciadas prevê para os próximos meses?

Estamos planejando sessões na área externa do museu.

Quantos filmes foram exibidos no Cinematographo?

O projeto acontece mensalmente desde setembro de 2011; assim, já foram realizadas mais de 50 sessões, que acontecem sempre no Auditório MIS (172 lugares), sendo muitas esgotadas e outras não.

Como tem sido o retorno e a participação do público?

O retorno tem sido incrível.  Acredito que, após quase quatro anos de projeto, conseguimos criar e cativar um público para esta atividade. A compreensão e a receptividade dos espectadores é tanta que conseguimos manter a sala movimentada tanto em filmes do Chaplin quanto em produções mais experimentais como Anticipation of the night do Stan Brakhage, por exemplo.

O Cinematographo recebe apoio de empresas ou entidades?

Não, o MIS é um museu público, pertencente à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Qual é o impacto dessa iniciativa na receita do MIS?

As sessões do Cinematographo têm preços populares (R$ 6 inteira / R$ 3 meia). Assim, não visam à obtenção de lucro, mas sim promover uma rica atividade cultural para os visitantes.

Para ter uma ideia melhor sobre como funcionam essas sessões, veja o vídeo feito pela equipe do museu para a exibição de O Mágico de Oz realizada em maio de 2012:

Compartilhe:

  • 0 medalha