Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

02 Junho 2016 | Natalí Alencar

Efeitos visuais foram decisivos na construção do sucesso de “Os Dez Mandamentos”

Palestra apresentada na Church Tech e Panorama Show trouxe detalhes da megaprodução

Compartilhe:

Gustavo Dominguez, supervisor de efeitos visuais da Rede Record (Foto: Church Tech e PanoramaShow)

Entre 31 de maio e 02 de junho, o Centro de Exposições Imigrantes realiza pelo segundo ano consecutivo a Church Tech Expo (Feira Internacional de Inovação, Infraestrutura e Soluções para Templos e Igrejas), que acontece em paralelo com o 3º Congresso Panorama Audiovisual.

Publicidade fechar X

O encontro trata basicamente das principais tendências em sonorização, iluminação, projeção, gravação, segurança eletrônica, transmissão e streaming de áudio e vídeo, tanto em termos de produtos e serviços como em workshops e palestras.

Um dos temas abordados no congresso foi “Efeitos Visuais na novela Os Dez Mandamentos”, que além de ser um sucesso na teledramaturgia, foi também destaque nos cinemas, com mais de 11 milhões de ingressos vendidos.

Gustavo Dominguez, supervisor de efeitos visuais da Rede Record e sócio proprietário da Colorcine Post, creditou esses marcos ao trabalho desenvolvido pela equipe de efeitos visuais. O profissional tem mais de 25 anos de experiência na área, sendo boa parte proveniente da Casablanca, empresa referência no assunto.

O profissional comentou que essa área demorou para se desenvolver no Brasil. Entre 96 e 97, o que havia era praticamente feito apenas na publicidade e somente a indústria de Hollywood detinha condições para fazer trabalhos de peso.

Como exemplos de marcos na cinematografia ele citou Apollo 13, Jurassic Park, Homens de Preto, Titanic e Matrix. Todos com contribuições extremamente relevantes para o mercado.

Em 2006 a Record decidiu montar uma equipe de efeitos visuais para trabalhar nas novelas contemporâneas. Foi então que Gustavo foi convidado a entrar na empresa. Depois de alguns trabalhos realizados, veio a decisão de fazer uma novela bíblica e aí o desafio estava lançado. Afinal, como recriar passagens tão icônicas como a de Os Dez Mandamentos?.

Dominguez contou que a notícia causou verdadeiro furor e que os primeiros passos foram: listar todos os efeitos que precisariam ser feitos, colocá-los em ordem de prioridade, buscar as tecnologias necessárias, trabalhar nos primeiros concepts e em seguida montar uma equipe com especialistas em várias áreas-chave, como o 3D.

“O grande sucesso do produto foi a equipe, sem isso não seria possível criar a demanda que eles esperavam e a Record deu essa oportunidade de buscar mão de obra específica e convencê-los a trabalhar com dramaturgia”, revelou.

Ele acrescentou ainda que o projeto foi completamente dependente dos efeitos visuais, pois necessitava de recriar uma série de ambientes e situações que não são reais como as pragas, a tempestade de areia e o mar se abrindo.

Para finalizar, Dominguez mostrou algumas cenas do modo como foram originalmente gravadas e depois de finalizadas com os efeitos visuais. “Criamos soluções para não parar as gravações e ainda assim entregar um produto complexo, de qualidade e com a agilidade necessária”.

A segunda temporada de Os Dez Mandamentos está sendo produzida pela Casablanca.

Realidade Virtual, exibição 4K e drones são outros tópicos abordados pelo congresso. Mais informações no site do encontro. Entre os expositores, alguns players de destaque como a Sony, Harman e Casablanca.

Compartilhe:

  • 0 medalha