Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Acessibilidade

27 Julho 2016 | Vanessa Vieira

Jovem protesta por conteúdos acessíveis no cinema

Deficiente auditiva pede por filmes legendados em complexo de São José (SC)

Compartilhe:

(Foto: Arquivo pessoal, Danielle Machado)

No último domingo (24), a estudante Danielle Kraus Machado, deficiente auditiva, realizou um protesto pacífico em frente à unidade da Cinépolis em São José (SC). Por meio de cartazes Danielle explicou que gostaria de assistir a duas animações – Procurando Dory e A Era do Gelo: O Big Bang –, mas que isso não foi possível porque os filmes só teriam sessões dubladas.

Publicidade fechar X

Em resposta ao ocorrido, a Disney Brasil afirmou ao portal Notícias do Dia que disponibiliza o conteúdo dublado e legendado, mas que o exibidor acaba escolhendo projetar só a versão dublada por ser essa a preferência do público.

Já o Cinespaço declarou ter exibido também a versão legendada de Procurando Dory nas primeiras semanas, mas teve de retirá-lo de cartaz e privilegiar a versão dublada devido à procura do público. A Cinépolis, por sua vez, apontou ao portal que a escolha por filmes dublados ou legendados vêm das distribuidoras e que aguarda o fim da consulta pública da minuta da ANCINE, que regulamentará a questão da acessibilidade de conteúdo.

Apesar do pedido de Danielle ser por filmes com legendas comuns, esse não é considerado o tipo de legenda mais inclusivo para pessoas com deficiência auditiva: a legenda descritiva (ou closed caption) e a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS são tidas como mais inclusivas.

A Revista Exibidor terá em sua próxima edição, número 22, a acessibilidade de conteúdo como tema da matéria de capa. Em breve a publicada será disponibilizada no Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha