Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Números

25 Agosto 2016 | Natalí Alencar

Festival Varilux levou 156 mil pessoas aos cinemas em 2016

Rio de Janeiro foi a cidade recordista e “Chocolote” o filme mais visto

Compartilhe:

O filme "Chocolate" que levou mais de 22 mil espectadores aos cinemas (Foto: Califórnia Filmes)

Com um aumento de 42% de público em relação à edição 2015, o Festival Varilux de Cinema Francês atingiu um novo recorde. Mais de 155 mil pessoas assistiram aos 16 filmes em cartaz durante duas semanas de exibição em junho último.



Assim como ano passado, o Rio de Janeiro foi a cidade que mais teve espectadores – passando dos 20 mil -, seguida por São Paulo (16.458), Recife (14.786) e Juiz de Fora (6.527). 52 cidades receberam o Festival. Cinemas das redes Cinemark, Arcoplex, Moviecom, Cineflix e Grupo Espaço participaram da programação.

O filme mais visto foi Chocolate, com o ator Omar Sy, que levou mais de 22 mil espectadores aos cinemas. Agnus Dei, de Anne Fontaine, ficou em segundo lugar com quase 13 mil ingressos, seguido por Um Amor à Altura, de Laurent Tirard, visto por 12.200 pessoas.

“É importante defender um espaço maior para a diversidade nos cinemas brasileiros, porque os festivais como o Varilux permitem comprovar com força que sim, existe um público sedento por isso”, comemorou o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier.

Além da exibição de filmes, o Festival promoveu atividades paralelas, como a oficina de roteiros, as sessões educativas e sessões gratuitas. Em 2016, o evento contou ainda com uma novidade: pela primeira vez foi realizada a “Oficina de Crítica Cinematográfica”, voltada para profissionais mais experientes ou com menos tempo de mercado, ministrada no Rio de Janeiro pelo renomado crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da redação da prestigiada revista “Cahiers du Cinéma”.

Compartilhe:

  • 2 medalha