Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

26 Agosto 2016 | Janaína Pereira

Niterói (RJ) tem noite de gala com inauguração do Reserva Cultural

Evento teve pré-estreia de “Aquarius” com direito à presença de elenco e diretor no tapete vermelho

Compartilhe:

O prédio onde está o Reserva Cultural Niterói foi projetado por Oscar Niemeyer (Foto: Reserva Cultural)

Existe uma brincadeira que todo carioca faz quando é perguntado sobre o que é melhor na cidade de Niterói (RJ). A resposta? A vista para o Rio de Janeiro. Piadas à parte, a segunda maior cidade do Estado fluminense é conhecida por ter um dos melhores índices de desenvolvimento do País, além de ser apontada por dar grande valor à cultura. Não foi à toa que na última quarta (24), Niterói ganhou um complexo cinematográfico com programação voltada para filmes alternativos, independentes e autorais que costumam ficar fora do circuito comercial. O Reserva Cultural Niterói, do grupo Reserva Cultural, chegou à cidade com toda pompa, trazendo em sua abertura a pré-estreia para convidados de Aquarius, de Kleber Mendonça, o longa brasileiro que causou furor no Festival de Cannes deste ano.

Publicidade fechar X

O grupo Reserva Cultural é um dos maiores pilares do cinema independente em São Paulo (SP). Seu miniplex, na Avenida Paulista, oferece aos cinéfilos, além das salas de cinema, uma livraria, um restaurante e um café/boulangerie. Agora os niteroienses também terão acesso a esse conceito de unir gastronomia e cultura no mesmo ambiente. “A filosofia é a mesma, apresentando coisas agregadas ao cinema de rua. Fizemos isso há 11 anos e deu certo em São Paulo. Vai dar certo em Niterói também”, explica Jean Thomas Bernardini, sócio do Reserva, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.

Com projeto original concebido por Oscar Niemeyer (foi o primeiro complexo cinematográfico no mundo assinado por ele), o Reserva Cultural Niterói tem cinco salas de cinema, várias lojas, estacionamento e espaços livres com mesas para café, na parte superior, bem como mesas para restaurante e bar no piso inferior. São cerca de 600 m² dedicados à cultura. Para Jean Thomas, a escolha de Niterói para ser a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber a marca Reserva Cultural tem um motivo bem específico. “Niterói é a cidade mais cinéfila do Brasil. Aqui os filmes independentes têm boa repercussão e aparecem oportunidades de exibição dessas obras”.

No tapete vermelho da abertura do complexo, o elenco do mais recente filme brasileiro indicado à Palma de Ouro em Cannes brilhou. Bastante festejada, a atriz Sonia Braga dividiu os holofotes com o diretor Kleber Mendonça e os atores Maeve Jinkings e Humberto Carrão, que fazem seus filhos na trama. Nomes como Rodrigo Santoro, Antonio Pitanga, Chico Diaz, Bruna Linzmeyer, Lucia Veríssimo, Bianca Comparato e Enrique Diaz também estiveram presentes no evento. Nas conversas antes da exibição de Aquarius, a classificação indicativa de 18 anos para o filme gerou burburinho, assim como um possível boicote à escolha do longa como representante brasileiro ao Oscar do próximo ano.

Paralelo a isso, a expectativa em torno do sucesso do Reserva Cultural Niterói era contagiante. “Estamos muito otimistas, mas o sucesso depende de tudo que faz o cinema funcionar. Ter um prédio bonito não é o suficiente: temos que tratar todos que entrarem aqui como clientes em potencial”, concluiu Jean Thomas Bernardini.

O Reserva Cultural Niterói está localizado na Av. Visconde do Rio Branco nº 880, no bairro São Domingos. A inauguração oficial é no dia 1º de setembro, mesma data da estreia de Aquarius em circuito nacional.

Veja as fotos do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha