Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

26 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

44º Festival de Gramado começa hoje (26) com “Aquarius” e abertura de museu

Programação do evento conta com mais de 70 filmes e parceria com Sundance Film Festival

Compartilhe:

(Foto: Vitrine Filmes)

Inicia hoje (26) o 44º Festival de Cinema de Gramado, que terá a exibição de Aquarius em sua abertura. A escolha pelo filme, que não participará da mostra competitiva do evento, é acompanhada de polêmicas que o seguem desde sua indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016, onde o elenco do longa realizou protesto político. Essa manifestação gerou rumores de que Aquarius estaria fora da competição pela indicação brasileira ao Oscar 2017 por motivos políticos, o que resultou na saída voluntária de alguns importantes diretores que também competiam pela indicação como Anna Muylaert, com Mãe Só Há Uma, e Gabriel Mascaro, com Boi Neon.

Publicidade fechar X

Outra participação especial do filme de Kleber Mendonça no Festival de Gramado deste ano será durante a cerimônia de abertura, quando a protagonista de Aquarius, Sonia Braga, receberá homenagem com a entrega do Troféu Oscarito. Os outros homenageados serão a atriz argentina Cecilia Roth, a primeira mulher a receber o Kikito de Cristal, dedicado ao cinema latino-americano; o ator brasileiro Tony Ramos, que ganhará o Troféu Cidade de Gramado; e José Mojica Marins, que receberá o Troféu Eduardo Abelin.

A expectativa é que o evento leve cerca de 200 mil pessoas a passarem por Gramado (RS) até a próxima sexta-feira, 3 de setembro, e um dos destaques desta edição é a inauguração do Museu do Festival de Cinema de Gramado, também marcada para hoje (26). O local, que tem capacidade para receber até 2,8 mil visitantes por dia e trará a história do cinema vivenciada nos mais de 40 anos do evento, terá estátuas de cera e espaços dedicados a atores como Lima Duarte e Maitê Proença. O empreendimento demandou por volta de RS 2,5 milhões.

Entre os 70 filmes que serão exibidos durante o 44º Festival de Gramado está O Roubo da Taça, que terá première nacional no evento e participará da competição pelo principal prêmio do festival: o Troféu Kikito. Também estão na disputa outras cinco obras brasileiras e sete títulos internacionais. Os competidores brasileiros são Elis, Barata Ribeiro, 716, El Mate, O Silêncio do Céu e Tamo Junto – nenhum deles foi exibido em festivais nacionais até o momento segundo a organização do evento.

Do mercado internacional participam apenas filmes latino-americanos: Campaña Antiargentina, Carga Sellada, Espejualeros Oscuros, Esteros (que é coprodução Brasil-Argentina), Guarani, Sin Norte e Las Tonitas Van al Este. Além do Troféu Kikito, também haverá disputa por prêmios para curtas-metragens em duas modalidades, obras nacionais e gaúchas. Todas as premiações do festival somam R$ 48 mil, valor 16% maior do que o do ano passado e que será distribuído aos vencedores.

Esta edição do evento conta também com parceria com o Sundance Film Festival, um dos principais festivais de cinema do mundo, realizado anualmente nos Estados Unidos. Com o novo acordo, Trevor Groth e Patrick Connoly, diretor de programação e diretor de aquisições do Sundance Channel Global, virão ao festival brasileiro para conhecer produções nacionais para, assim, trazer novas oportunidades de fomento à produção cinematográfica do País e debater temas como licenciamento, distribuição e marketing. Dois filmes do último Sundance Film Festival também serão exibidos em Gramado: Mamma! e The Fits.

Durante a realização do festival, a cidade de Gramado ainda receberá também o lançamento do livro “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, de André Azenha, na Livraria Café Conceito na próxima terça-feira (30). A obra resgata as trajetórias dos personagens que chegaram juntos pela primeira vez no cinema em Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça. “A ideia foi relatar, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo aprofundada, a trajetória desses dois mitos no cinema. Traçar paralelos entre as séries e filmes com os quadrinhos e o próprio cinema”, comenta Azenha.

Serviços:

Título: Histórias: Batman e Superman no Cinema.

Autor: André Azenha.

Editora: Factor.

Paginação: 114 páginas

Valor sugerido: R$ 30,00

Compartilhe:

  • 0 medalha