Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

22 Setembro 2016 | Vanessa Vieira

ANCINE orienta pequenos exibidores sobre Sistema de Controle de Bilheteria

Workshop foi realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo

Compartilhe:

(Foto: ShutterStock)

A ANCINE realizou na semana passada, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), duas edições de um workshop para pequenos exibidores sobre a implantação do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB. Redes de cinemas com menos de 20 salas devem começar o envio de dados por meio da plataforma a partir de 28 de setembro, próxima quarta-feira.

Publicidade fechar X

Os eventos tiveram como objetivo orientar os pequenos exibidores sobre a operação e os detalhes do envio diário de dados para o sistema, que já é utilizado por redes com mais do que 20 salas desde julho deste ano. Inicialmente a ideia era que o SCB entrasse em uso a partir de janeiro de 2016, mas a data foi adiada para julho. De acordo com a ANCINE, o motivo da implantação do SCB é de regular, medir e fiscalizar o mercado de maneira mais precisa, além de divulgar os dados recebidos mais rapidamente.

Por meio de um relatório, o exibidor deverá enviar diariamente dados com a identificação do exibidor, da sala de cinema, das obras exibidas, dos distribuidores responsáveis pelas obras exibidas e do prestador do serviço de venda remota de bilhetes de ingresso, se houver. Além disso, informará dados sobre a sessão de exibição como modalidade, data, hora, tecnologia, assentos disponibilizados, legendagem, alternativas de linguagem e acessibilidade; sobre os bilhetes vendidos, discriminados por categoria de ingresso; e sobre a receita bruta de bilheteria da sessão, discriminados por tipo de assento, categoria de ingresso e forma de pagamento.

Para que os exibidores enviem seus dados para o SCB, é preciso que tenham um sistema de bilheteria desenvolvido por equipe de TI interna ou externa. Todas as informações técnicas para o desenvolvimento desse sistema estão disponíveis no Manual Técnico do SCB. Quanto às dificuldades econômicas que os pequenos exibidores possam ter para se adequar ao Sistema de Controle de Bilheteria, a ANCINE explicou que essas empresas podem aproveitar o Prêmio Adicional de Renda – PAR para financiar a automação de bilheteria.

As companhias com menos de cinco salas poderão ainda solicitar dispensa temporária da obrigação de enviar o relatório ao SCB caso não consigam se adequar ao sistema até 28 de setembro. Mas, para terem direito à solicitação, terão de provar a impossibilidade de cumprimento do prazo e apresentar documento com planejamento de ações para se regularizar. Demais dúvidas sobre o SCB devem ser enviadas ao e-mail scb@ancine.gov.br.

O Sistema de Controle de Bilheteria foi também tema de artigo da edição 20 da Revista Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha