Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crise

28 Setembro 2016 | Fernanda Mendes

Instituto Mexicano de Cinematografía pode ter corte de 65% em seu orçamento de 2017

Previsão foi feita por uma pesquisa do Observatório Público Cinematográfico do México

Compartilhe:

(Foto: Mercado Livre)

Segundo estudo realizado pelo Observatório Público Cinematográfico do México Rafael E. Portas, o Instituto Mexicano de Cinematografía (Imcine) pode ser afetado por um grande corte de orçamento em 2017.

Publicidade fechar X

O documento aponta que em comparação a 2012, quando a instituição recebeu 523,8 milhões de pesos, o próximo ano terá uma queda de 65,39% no orçamento, recebendo apenas 275,6 milhões de pesos.

“Do total que a Imcine receberá, 40 milhões serão pagos a funcionários e 62 para gastos operacionais, deixando apenas 173 milhões para outras despesas. A caída é brutal e os efeitos negativos serão desastrosos”, afirma o documento.

Víctor Ugalde, presidente do Observatório Público, fez uma comparação entre os orçamentos do último ano de presidência de Felipe Calderón, 2012, com o atual governo, apontando que a inflação foi de 18%.

O número é um tanto quanto baixo, mas em termos cinematográficos toma proporções grandiosas por ser um setor que depende de insumos estrangeiros, cotados em dólares.

O impacto desta notícia é muito forte aos mexicanos, já que os últimos anos foram de bons números para a produção nacional. Graças ao apoio do governo muitos projetos tiveram condições de saírem do papel e ganharam êxito nas bilheterias. Só no primeiro semestre deste ano, 12.5 milhões de espectadores assistiram filmes mexicanos e dos 37 filmes nacionais, 21 deles contaram com o apoio do Estado.

“Não podemos confiar no momento de sucesso que atravessamos, pois as medidas que foram tomadas nos indicam que isso pode acabar rapidamente”, declara a pesquisa.

Ainda segundo os dados, outras instituições culturais serão afetadas com o corte de 30 milhões de pesos. A Cineteca Nacional, por exemplo, terá uma caída de 41,55% no orçamento.

Já Rafael Tovar y de Teresa, Secretário de Cultura do México, declarou que a Secretaria de Cultura se ajustará aos cortes de orçamento.

Compartilhe:

  • 0 medalha