Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

25 Outubro 2016 | Vanessa Vieira

24º Anima Mundi começa hoje (25) e exibirá mais de 400 produções

Além do evento, outro festival de animação será realizado no País neste segundo semestre: o Animage

Compartilhe:

"The Red Turtle" é um dos destaques da programação (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (25) começa o 24º Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil, que terá exibições no Rio de Janeiro (RJ) até 30 de outubro e em São Paulo (SP) entre 2 e 6 de novembro. Ao todo, mais de 400 curtas e seis longas passarão pelo evento. Dessas produções, 108 são brasileiras e as outras representam cerca de 40 países como os Estados Unidos, Canadá, Holanda, Portugal, Argentina e Japão.



No Rio, sete salas de cinema receberão o Festival, incluindo os exibidores Cine Odeon e Ponto Cine. Já em São Paulo, quatro locais exibirão os títulos. Entre eles estão o Cine Caixa Belas Artes e o Circuito Spcine. Além das produções exibidas, o evento ainda terá as tradicionais oficinas gratuitas, o Anima Fórum com encontros da cadeia da animação no Brasil e uma sessão chamada “Animação em Série”, dedicada a mostrar as novidades brasileiros no formato animação. A expectativa é que o festival mantenha seu público, que chega a cerca de 100 mil anualmente.

Os principais destaques internacionais do Anima Mundi 2016 são The Red Turtle, longa inédito no Brasil e recebeu prêmio no Festival de Cannes 2016, e convidados internacionais como o francês Marc Jousset, o alemão Jacob Frey e o norte-americano Cassidy Curtis. Outro convidado especial é Leo Matsuda, animador brasileiro que trabalha Walt Disney Animation Studios desde 2008 e apresentará no Festival o seu primeiro curta, Trabalho Interno, que será exibido nos cinemas do mundo entre o fim deste ano e o início de 2017 antes do longa Moana – Um Mar de Aventuras.

Animação no Nordeste

Entre 22 e 27 de novembro deste ano, será realizado o Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco na cidade de Recife (PE). O evento conta com mais de 60 curtas-metragens concorrendo em sua Mostra Competitiva de Curtas e cerca de 20 na Mostra Competitiva de Curtas Infantis. Entre os concorrentes estão produções brasileiras e de países como Eslovênia, Canadá, Irã, Alemanha, Estados Unidos, França, Rússia e Singapura.

Além de exibições ao ar livre e em hospitais, o 7º Animage terá curtas nas das salas do CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu e Aliança Francesa. As entradas serão gratuitas ou terão preço simbólico para toda a programação, que fora as mostras competitivas ainda inclui Mostra Parque, Mostra Erótica, longas, oficinas e masterclasses. Durante o Festival, cerca de três mil sementes de árvores da Mata Atlântica serão distribuídas ao público.

O evento é realizado pela Rec-Beat Produções, com patrocínio da Caixa Cultural Recife, incentivo do Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco e apoio da Fundação Joaquim Nabuco, Consulado da França e Institut Français.

Compartilhe:

  • 0 medalha