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26 Outubro 2016 | Natalí Alencar

Expocine terá foco no espectador, negócios sustentáveis e impacto das outras mídias

Programação completa do encontro foi anunciada esta semana

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Segunda edição da Expocine (Foto: Expocine)

A Expocine 2016, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca (SP), divulgou sua programação oficial, que está cheia de novidades e com uma presença internacional de destaque, além de um evento paralelo promovido em parceria com a Spcine – o Encontro Spcine – para discutir todas as esferas do audiovisual.

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No primeiro dia, o foco é o espectador, começando pela identificação dele enquanto público-alvo e caminhando para novas formas de impactá-lo. O segundo dia tem a programação mais “internacional” de todo o evento com painéis sobre modelos de negócios sustentáveis para cinemas em cidades pequenas e para a exibição de filmes independentes, bem como um debate sobre cinema 4D. Enquanto isso, o mercado exibidor brasileiro e o impacto de outras mídias no cinema são os destaques do último dia da convenção.

Quase 2 mil profissionais já garantiram a sua participação no evento, que fechará seu credenciamento gratuito em 4 de novembro.

Veja a programação completa da Expocine e do Encontro Spcine.

16/11 – Espectador em foco

Cyrille Reboul, CEO da Webedia, multinacional francesa que controla o website AdoroCinema, iniciará os debates sobre o tema. O executivo apresenta a palestra “O poder dos dados: como identificar o público com mais potencial para cada filme?”, que conta com informações do AdoroCinema, que recebe 25 milhões de visitas mensais.

Reboul também apresentará o painel “Como criar desejo por um filme usando os novos formatos de comunicação digital?”, no qual os resultados da publicidade tradicional serão questionados e comparados aos potenciais da mídia digital.

Os jovens são considerados o grande desafio para o mercado de cinema em termos de público e têm alto envolvimento com o meio online. E é pensando nesse público que Luiz Felipe Barros, CEO da Digital Stars, apresentará a palestra “Os novos influenciadores: como usá-los para trazer o público jovem para as salas de cinema?”, que fecha a programação inicial da convenção.

17/11 - Viabilidade de modelos de negócio para o cinema

Manter o cinema um negócio sustentável é um desafio enfrentado por todo o mercado, mas as dificuldades podem ser ainda maiores para os filmes independentes e para os exibidores que atuam em cidades pequenas. Por isso, a Expocine abordará modelos de negócios bem-sucedidos em seu segundo dia de programação, 17 de novembro, com exemplos do Brasil quanto de outros países.

A palestra “Unindo a distribuição e exibição de filmes independentes", por exemplo, será ministrada por Tim League, CEO da exibidora estadunidense Alamo Drafthouse Cinema. O executivo apresentará cases de estratégias de divulgação que trouxeram bons resultados para a sua rede.

Já a América Latina ganha um espaço especial no painel “Cinemas em pequenas cidades”, que será moderado pelo argentino Ariel Direse, do Instituto Nacional de Cine y Arte Audiovisuales – INCAA. Com a presença de exibidores de três países latino-americanos, o debate trará as dificuldades e soluções encontradas por esses operadores de cinemas.

Outro tema que reúne painelistas internacionais neste dia é o cinema 4D. Com Luiz Fernando Morau, da MasterImage 3D, como mediador, a discussão “Salas 4D: suas marcas e desafios” terá presença de executivos da D-BOX, Lumma 4D e MediaMation.

18/11 - Impactos de outras mídias

O entretenimento é um setor econômico que ganha mais mídias e conteúdos a cada ano. Pensando nessa concorrência crescente para o cinema, o terceiro dia da Expocine, 18 de novembro, terá o painel “Impactos da TV e Streaming para os cinemas”. Erico Borgo, do Omelete Group, é o moderador do debate que inclui executivos brasileiros da Cinesystem, Universal Pictures, Telecine e Fox/Warner.

Outra novidade tanto em termos de mídia quanto de tecnologia é a realidade virtual ou VR, que será discutida no painel “Realidade Virtual – As outras realidades no mundo do cinema”. Com destaque para o uso dessas tecnologias nas áreas de publicidade e conteúdo, o debate será moderado por Gabriel Giandinoto, do festival latino-americano Ventana Sur.

Ainda no último dia da convenção o mercado exibidor brasileiro recebe um espaço totalmente dedicado a ele com duas palestras com representantes da Agência Nacional do Cinema – ANCINE e do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES. A agência faz a apresentação “Cenário atual e novas perspectivas de fomento para exibidores brasileiros” enquanto Fernanda ministra a palestra “Novas linhas de crédito do BNDES“.

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