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07 Dezembro 2016 | Vanessa Vieira

Executivo da Cinepapaya comenta trajetória da empresa até aquisição pela Fandango

Empresa está em quase 10 países da América Latina e em outros 20 territórios

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(Foto: Cinepapaya)

No início deste mês de dezembro a Fandango anunciou a aquisição da plataforma peruana de venda online de ingressos, Cinepapaya. Em entrevista ao Portal Exibidor, Gary Urteaga, cofundador da plataforma, contou a trajetória da companhia desde sua criação em 2012 por ele e seus sócios Manuel Olguin e Inma Cañadas.

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A plataforma surgiu com o objetivo de apresentar em um único lugar na web os movimentos mais relevantes do cinema na América Latina com informações como horários de sessões, notícias sobre filmes e a própria venda de entradas por internet e smartphones. “Nós sempre tivemos uma paixão por filmes e amamos a tecnologia, por isso esta foi a oportunidade perfeita para se aventurar e se tornar empresários”, comentou.

Tanto o serviço de horários para sessões de cinema quanto os aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android da Cinepapaya foram lançados em um total de 28 países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Portugal, Austrália, Malásia e Singapura.

Na América Latina, território de maior presença da plataforma, segundo Urteaga, a solução é utilizada em quase 10 países como México, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Equador e Bolívia. Somente nessa região, 16 exibidoras utilizam a solução, somando mais de 200 cinemas e 1.600 telas. O modelo de atuação da companhia envolve a incorporação de empresas locais em praticamente todos os locais de atuação, contando ainda com escritórios no Peru, na Colômbia e na Argentina.

Urteaga explica que ainda não começou diálogos com exibidoras no Brasil, mas que considera o mercado um dos “mais atraentes para a indústria cinematográfica e de entretenimento no mundo”.

O executivo defendeu, que além de consumir cinema de outras localidades, o País também conta com produção nacional forte e boa parcela da população muito ativa na web. “As oportunidades são enormes para as empresas brasileiras e outros parceiros estratégicos de diferentes partes do mundo, particularmente para a venda de ingressos e para construir relacionamentos mais fortes por meio de mídia online e redes sociais”, afirmou.

Apesar do interesse da Cinepapaya em atuar no Brasil, isso ainda não está definido já que os detalhes da compra da Fandango ainda não foram divulgados. Em breve, essas informações devem ser anunciadas.

Até o momento da venda, a Cinepapaya tinha os fundadores originais como acionistas majoritários e contava com a brasileira Movile como uma de suas maiores investidoras, além de cerca de 500 startups norte-americanas e do grupo espanhol Telefônica. Com a venda, ela deve se tornar a empresa de venda de ingressos mais presente na América Latina.

Entre as possibilidades tecnológicas que fazem parte das apostas da plataforma para o setor, está o ChatBot, que automatiza conversas com usuários em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Messenger. Uma novidade no tema foi a adoção de ferramenta similar pela Odeon Cinemas no Reino Unido, que fechou parceria com a Gruvi. Além disso, embora o carro-chefe da Cinepapaya seja a venda de ingressos para cinema, a empresa ainda conta com outro site, o PapayaPass, que comercializa entradas para peças de teatro, eventos esportivos e outros espetáculos.

*A entrevista com o executivo foi realizada antes da aquisição da empresa pela Fandango.

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