Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Histórico

08 Dezembro 2016 | Fernanda Mendes

Cinema espanhol completa 90 anos

O Cine Callao foi o primeiro a exibir um filme com áudio no país

Compartilhe:

(Foto: Guias Viajar)

Construído em 1926 na Espanha pelo arquiteto Gutiérrez Soto, o histórico Cine Callao completa 90 anos no dia 11 de dezembro. Para comemorar o marco, o cinema organiza uma grande festa no dia 13 para homenagear o edifício.

Publicidade fechar X

Ainda, os admiradores da construção histórica podem participar de um jogo de perguntas sobre o cinema localizado em Madrid através de um aplicativo. Os usuários que fizerem mais pontos entre os dias 9 e 31 de dezembro, poderão ganhar duas entradas gratuitas.

História

Inaugurado com 1300 lugares na época, o primeiro filme a ser exibido no cinema foi Luis Candelas, o bandido de Madrid.

Em 1929, até então, o cinema mudo predominava as exibições da época, porém, o Cine Callao foi o primeiro do país a projetar um filme com som. Em 1935, exibiu o primeiro longa em cores na Espanha e em 1953 o primeiro filme em 3D.

A arquitetura Art Decó permite que tenha uma visão completa de todas as poltronas e, ainda, o cinema conta com um terraço, que hoje em dia é inativo, mas já foi muito utilizado para sessões de cinema ao ar livre.

O sótão do edifício histórico inicialmente foi concebido para alocar um cabaré, no entanto, acabou sendo convertido em uma sala de bilhar, com 32 mesas e bar. Durante a guerra civil espanhola, o espaço serviu como um grande refeitório coletivo. Nos anos 70, o espaço virou uma discoteca e desde 1997 o ambiente é uma sala de cinema.

Dias atuais

Atualmente, o cinema conseguiu se adaptar as novas tecnologias e continuar inovando em suas instalações. Com duas salas, o cinema foi um dos primeiros espanhóis a implementar a tecnologia digital signage em seus dois grandes painéis digitais em sua fachada desde 2011.

Compartilhe:

  • 0 medalha