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29 Dezembro 2016 | Fernanda Mendes

Após 15 anos, Disney se consolida na bilheteria mundial

Companhia é responsável por quatro filmes com maior bilheteria em 2016

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Cena de "Capitão América: Guerra Civil", o filme com maior bilheteria de 2016 (Foto: Marvel/Disney)

O ano de 2016 com certeza foi bem lucrativo para a Disney. Recentemente a empresa alcançou a marca dos US$ 7 bilhões em bilheteria. Um recorde mundial.



Aliás, a companhia é responsável pelos quatro filmes com maior bilheteria do ano de 2016, incluindo Capitão América: Guerra Civil, que foi a produção que liderou o ranking mundial. Rogue One: Uma História Star Wars, que está em sua segunda semana de exibição, destaca-se a seis posições de se tornar o quinto filme com maior bilheteria mundial também.

Segundo o jornal El País, Bob Iger, presidente e CEO da Walt Disney Company, está colhendo o que já investiu em uma década, para adquirir marcas como Pixar, Marvel e Lucasfilm. Desde 2001, a companhia não ocupava o primeiro lugar nas bilheterias mundiais.

A companhia deve encerrar o ano na liderança de 21 das 53 semanas do ano nos Estados Unidos, o que leva a cerca de 25% do market share. Na União Europeia, a Disney também levará um quarto de toda a arrecadação do ano, segundo o jornal espanhol.

Além de Capitão América: Guerra Civil, que arrecadou US$ 1,1 bilhão no mundo, os sucessos da companhia que lideram as bilheterias mundiais são Procurando Dory, Zootopia e Mogli – O Menino Lobo. Aliás, o terceiro filme da franquia de Capitão América e as duas animações são os únicos títulos a superarem a marca de US$ 1 bilhão.

Outra distribuidora que domina a bilheteria é a Warner, no entanto, possui apenas 17%, com 36 lançamentos em 2016. Já a Disney, estreou apenas 16 filmes.

A Paramount, que em 2011 foi a líder de bilheteria, hoje está na sexta posição, com apenas 7,8%.

Para 2017 vem mais filmes de super-heróis como Thor: Ragnarok e Guardiões da Galáxia 2, além do live-action tão aguardado A Bela e a Fera e a volta de franquias como Piratas do Caribe, Carros e o oitavo episódio de Star Wars.

Em 2015, a Universal foi o principal destaque com US$ 6,88 bilhões em ingressos.

América Latina

Na Argentina a trajetória da Disney não é diferente. Com um total de 16,8 milhões de ingressos vendidos, a companhia obteve 34% da bilheteria do país em 2016.

Procurando Dory foi o filme mais visto em 2016 na Argentina e, além disso, cinco outras produções da Disney ficaram no Top 10 anual, como Capitão América: Guerra Civil, Zootopia, Mogli – O Menino Lobo e Roteiro de Casamento, filme nacional que liderou a bilheteria durante o primeiro semestre e destacou-se como a terceira maior bilheteria local de todos os tempos.

Além disso, o papel da companhia como distribuidora de filmes argentinos também predominou na bilheteria do país. Foram 8 filmes no top 10 local, 12 estreias e 5,5 milhões de entradas. E do total de ingressos vendidos para produções nacionais, a Disney ficou com 78%.

Em entrevista ao veículo argentino, Ultracine, o diretor de vendas e distribuição da Disney para a Argentina, Uruguai e Paraguai, ressaltou a importância da liderança da companhia no país.

“2016 tem sido um ano em que mais espectadores viram nossos filmes e que tivemos mais participação de mercado. Também consolidamos a estratégia da Disney de estrear `filmes evento´ e tudo teve um bom desempenho”, afirmou.

Sahores também expôs a estratégia da empresa em lançar pelo menos um grande filme por ano de cada uma de suas vertentes: um filme de animação, um live-action, um dos estúdios Disney-Pixar, Marvel e Lucasfilm.

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