Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Programação

04 Janeiro 2017 | Natalí Alencar

Mostra no Sesc Belenzinho (SP) foca na presença da mulher negra no cinema

Programação inclui exibição de filmes e bate-papo com cineastas

Compartilhe:

Cena de "O Dia de Jerusa" (Foto: Odun Formação e Produção)

A mostra Motumbá: memórias e existências negras reúne mensalmente, no Sesc Belenzinho, uma série de apresentações artísticas que representam algumas criações de raízes africanas ou periféricas na contemporaneidade.



No primeiro mês de 2017, a programação começa, a partir de 20 de janeiro, com a mostra de filmes “A Magia da Mulher Negra”, com curadoria de Kênia Freitas. Serão exibidos quatro curtas e quatro longa-metragens de realizadoras negras de nacionalidade diversas, focando na produção brasileira e internacional recente.

Entre as produções está Cores e Botas, que conta a história de Joana, uma menina negra dos anos 1980 que sonha ser uma das Paquitas do programa da Xuxa. Completam a programação: Pariah, que narra a saga de uma adolescente lésbica do Bronx que entra em conflito de identidade; o documentário Caixa d´Água: Qui-lombo é Esse? com depoimentos de antigos moradores do bairro Getúlio Vargas e seus costumes quilombolas; e a produção O Dia de Jerusa com as memórias de uma moradora do bairro paulistano do Bexiga.

As cineastas Adélia Sampaio, Lilian Solá Santiago e Viviane Ferreira participarão de um bate-papo sobre a criação feminina negra no cinema em seus aspectos políticos e estéticos.

A mostra Motumbá - Memórias e Existências Negras será realizada até março.

Compartilhe:

  • 0 medalha