Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Alternativo

27 Março 2017 | Natalí Alencar

CCBBs do RJ, BH e Cineclubes recebem a 16ª Mostra do Filme Livre

Mais de 1.100 filmes foram inscritos

Compartilhe:

Unidade do CCBB em Belo Horizonte (MG) (Foto: CCBB)

A Mostra do Filme Livre (MFL), mostra do cinema independente brasileiro, já tem as datas da sua 16ª edição: no CCBB Rio de Janeiro vai de 29 de março a 24 de abril, e no CCBB Belo Horizonte será de 17 de maio a 05 de junho.

Publicidade fechar X

Foram inscritos mais de 1.100 filmes de diferentes gêneros, durações e formatos. Os estados que mais mandaram filmes foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraíba.

Em 2016 foram exibidos mais de 200 filmes, sendo 35 longas, a maioria inédita no Brasil, já que são filmes que não costumam entrar no circuito comercial.

Para Guilherme Whitaker, produtor do evento, "a MFL se tornou a maior vitrine do cinema não comercial brasileiro graças ao interesse do público e o patrocínio dos CCBBs desde sua primeira edição, em 2002, assim como a falta de espaços para a difusão destes filmes, já que o circuito cultural e de cineclubes infelizmente tem se enfraquecido nos últimos anos e são poucos os festivais que se interessam em dar espaço a filmes feitos sem grana e sem astros no elenco”.

A mostra terá, além dos filmes, oficinas Detox Audiovisual e debates. A curadoria desta edição é formada por Marcelo Ikeda, Chico Serra, Gabriel Sanna, Diego Franco, Raquel Junqueira, Scheilla França e Christian Caselli.

Depois da mostra nos CCBBs, a MFL promove os CINECLUBES LIVRES - hoje a maior ação cineclubista no Brasil, que em 2016 teve um público de 2700 pessoas em mais de 60 cidades, a maioria sem cinemas, mas com cineclubes ativos.

A entrada e todas as ações da MFL são gratuitas.

Compartilhe:

  • 0 medalha