Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Espectadores

31 Março 2017 | Fernanda Mendes

Filmes mexicanos disputam atenção por grandes distribuidoras

Das 90 estreias regionais em 2016, apenas 2 foram lançadas por grandes distribuidoras no México

Compartilhe:

(Foto: Mercado Livre)

Em 2016, dos 90 lançamentos mexicanos, apenas dois foram distribuídos pelos grandes estúdios de Hollywood, sendo Jeremías pela Sony e Juego de Héroes pela Fox.



Assim, o restante das 88 produções chegou aos cinemas através de 40 distribuidoras pequenas, incluindo a Cinépolis Distribuición.

“Através de distribuidores criados especificamente para lançar um filme ou até os próprios produtores, 14 títulos foram lançados de maneira independente, em média, em quatro telas cada”, afirma o documento Anuário Estadístico de Cine Mexicano 2016, publicado pelo Imcine (Instituto Mexicano de Cinematografia).

Dentre os 968 milhões de pesos arrecadados pela Sony no ano passado, 36 milhões foram da produção regional, Jeremías. O longa vendeu 869 mil ingressos e chegou a 614 salas de cinema. No total, a distribuidora lançou 21 filmes em 2016.

Já a Fox, que distribuiu 16 filmes no ano passado, arrecadou 2,5 bilhões em 2016, sendo 7 milhões de pesos para Juego de Héroes. O filme mexicano chegou a 273 telas e vendeu 161 mil ingressos.

Um caso de destaque foi da Diamond Films, que somente com um filme, ¿Qué Culpa Tiene el Niño?, chegou a 20% do total de ingressos do país, com 5 milhões de espectadores e 277 milhões de pesos.

Já a Cinépolis Distribuicion lançou oito títulos, quase 9% do mercado total, com 10% de participação na venda de ingressos de 2016. Os filmes arrecadaram 134 milhões de pesos e venderam juntos 2 milhões de ingressos.

Outro dado interessante é que das estreias de 2016, 44% vieram dos Estados Unidos, ficando com 87% da cota do mercado no México, 3% a mais que em 2015.

Compartilhe:

  • 0 medalha