Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Convenção

31 Março 2017 | Fábio Gomes

Cinco grandes momentos da CinemaCon

Painéis de LED e pesquisa sobre o espectador são um dos destaques da convenção

Compartilhe:

(Foto: Getty Image/CinemaCon)

A edição de 2017 da CinemaCon chegou ao seu fim com um ano repleto de novidades e insights para exibidores. Telões que tornam projetores obsoletos, filmes que prometem levar milhões de espectadores aos cinemas e palestras sobre grandes questionamentos de donos de cinema foram alguns dos destaques e o Portal Exibidor separou cinco grandes momentos da convenção deste ano.

Publicidade fechar X

Estudo sobre o espectador

Ao longo da convenção foram realizadas palestras que apresentaram estudos sobre o espectador que frequenta os cinemas. A primeira delas apontou que apenas 13% das pessoas mantêm alta frequência de idas aos cinemas e esse público é responsável por cerca de 30% da bilheteria dos EUA, algo em torno de US$ 3 bilhões. “Isso demonstra o quanto o negócio do cinema tem boa parte de seu lucro e público concentrado”, afirmou William Palmer, executivo-chefe da Movio.

Executivos também realizaram uma mesa redonda para discutir novas formas de inovar no marketing digital e, assim, atrair o público da Geração de Millennials e da Geração Z. Para os especialistas, uma das soluções é realizar promoções que envolvem mais de uma pessoa como Vouchers corporativos, venda em grupos e ideias onde pessoas possam ir acompanhadas. “Atrair não só individualmente, mas em grupo é um dos caminhos”, explicou Julien Marcel, do CEO da Webedia.

Realidade Virtual

A de Realidade Virtual (VR) pode ser um dos caminhos para atrair novos clientes e a expectativa é que ela ganhe cada vez mais espaço dentro da sala de exibição.

Com uma palestra totalmente dedicada ao tema, especialistas indicaram que atualmente a tecnologia tem sido usada em lobbys para atrair novos públicos, porém é necessário testar a tecnologia para que ela seja totalmente imersiva e não atrapalhe a experiência do espectador. “Em algumas experiências as pessoas ficam enjoadas e é algo que você precisa lidar. Por isso temos de ter muito cuidado com o que escolhemos, pois não queremos ninguém saindo do cinema com esse problema”, afirmou Kevin Cardullo, da National Amusements.

Vendo a importância da tecnologia, a IMAX confirmou que exibirá Liga da Justiça no formato e a empresa começou a instalar “pods” em cinemas de Los Angeles, Nova York, Califórnia, Reino Unido e Xangai e, caso a experiência seja bem sucedida, nos próximos meses multiplexes ao redor do mundo receberão a novidade.

Painel de LED

Os painéis de LED como tela de exibição cinematográfica apareceu pela primeira vez na CinemaCon. A tela eletrônica tem capacidade de reproduzir imagens em 4K sem a necessidade de um projetor.

Produzido pela Samsung e pela Sony, os painéis de mais de 10 metros contam com muito mais brilhos e com capacidade de reproduzir filmes em até 8K, além de ter um contraste de cores muito mais vivo e com tons de preto mais escuros.

Com a novidade, empresas criaram novos modelos de negócio para o conceito de cinema PLF e a GDC revelou durante a convenção o Jetreel Cinema. Além de imagem de alta qualidade, a ideia da empresa conta com o som imersivo da DTS X e cadeiras de massagem com espaço especial para que espectadores possam carregar seus celulares.

Blockbusters e Screenings

Os estúdios apresentaram diversos filmes durante a CinemaCon e muitas apostas de bilheteria foram exibidas ao público. A Universal, inclusive, aproveitou a convenção para realizar um screening surpresa do oitavo filme da franquia Velozes e Furiosos, que foi anunciado pelo ator e protagonista da série Vin Diesel.

Empresas como DisneyFoxWarnerSTXParamount e Amazon apresentaram seus futuros lançamentos e levaram suas principais estrelas para Las Vegas. A que mais “trabalhou” provavelmente foi Dwayne “The Rock” Johnson. O astro de ação está presente em nada menos que três grandes lançamentos divulgados durante a convenção: Jumanji, que será lançado pela Sony no final do ano; Baywatch, produção que mistura ação e comédia da Paramount programada para maio; e o já citado Velozes e Furiosos, programado para abril.

Feira de produtos

Com um dos acervos mais completos do mundo, o trade show da CinemaCon apresentou soluções para telas, áudio, bombonières e todas as áreas que envolvem a exibição cinematográfica.

Empresas das mais diferentes áreas apresentaram tecnologias para cinemas de pequeno, médio e grande porte de todo o mundo. Confira os principais destaques na cobertura especial do Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha