Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

25 Maio 2017 | Vanessa Vieira

Novo edital da ANCINE pretende levar salas de cinema para cidades menores

Apenas municípios com menos de 20 mil habitantes que não tenham sala de exibição podem participar

Compartilhe:

Imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

A ANCINE divulgou nesta segunda-feira (22) o edital “Cinema da Cidade” com foco nos governos estaduais, que devem manifestar interesse na abertura de salas de cinema em cidades com mais de 20 mil habitantes que não tenham sala de exibição. O edital faz parte do Programa Cinema Perto de Você.



Isso porque esses municípios, ao todo 1.402, somam cerca de 60 milhões de habitantes que não têm acesso a esse entretenimento. Metade dessas pessoas vivem em cidades com mais de 50 mil habitantes, o que, segundo a agência, demonstraria a existência de uma oportunidade de mercado. O padrão desejado é que os cinemas tenham pelo menos duas salas, com espaço administrativo e bombonière, com possibilidade de as salas serem adaptadas para multiuso.

“É fundamental para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro a ampliação das parcerias e dos investimentos de governos locais. Ampliar o parque exibidor significa mais brasileiros tendo acesso a entretenimento, à cultura, e maior circulação da produção nacional”, declarou Debora Ivanov, diretora-presidente em exercício da ANCINE.

Além da abertura de salas, o edital também pode incluir, em caráter de exceção, a digitalização de salas públicas ou modernização de cinemas que correm risco de fechamento quando esses locais forem os únicos espaço de exibição da cidade.

A ideia é que, da parte dos municípios, sejam disponibilizados espaços adequados, desoneração de tributos e auxílio no processo de contratação dos operadores.

A agência prevê aportes de até R$ 8,3 milhões vindos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, sendo que o Estado deve contribuir com pelo menos R$ 2 milhões. A meta é abrir cinemas em três cidades de cada Estado que se manifestar.

As inscrições vão até 7 de julho e os critérios de classificação incluem população potencial atingida e prioridade para os Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Compartilhe:

  • 0 medalha