Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

20 Junho 2017 | Fernanda Mendes

Festival de Animação de Annecy traz forte presença brasileira e encontro de negócios

O evento aconteceu na França e também contou com a estreia mundial de “Meu Malvado Favorito 3”

Compartilhe:

A animação brasileira "Tito And The Birds" que teve exibição durante o Festival (Foto: Split Studio)

Um dos principais festivais de animação do mundo, o Festival Internacional de Animação de Annecy, aconteceu durante os dias 12 e 17 de junho na cidade de Annecy, França. O evento teve recorde de público, cerca de 10 mil credenciais, e trouxe em pauta as tendências deste universo do audiovisual, além de screenings e forte presença brasileira.



Negócios

O European Film Forum aconteceu no terceiro dia com representantes de diversos países do continente, entre membros dos estados e empresas privadas. O objetivo foi debater a evolução do setor de animação e o que pode ser melhorado, além de ajudar as obras a encontrarem seu público alvo e alcançarem audiências não só no continente.

O encontro também foi uma oportunidade para exprimir ideias sobre o chamado Plano de Animação, feito pela Comissão Europeia, para promover uma economia baseada nos direitos de autor no Mercado Único Digital.

Outro importante encontro de negócios foi o MIFA (Festival do Mercado), que reuniu mais de 500 exibidores, 430 distribuidores e compradores e 3 mil profissionais de 74 países. Além dos screenings, criadores de mais de 400 animações também puderam promover suas obras.

Brasil

O País teve forte presença durante o Annecy 2017. A animação Tito And The Birds foi exibida no Annecy Works in Progress. A obra ainda está em fase de criação pela Split Studio em São Paulo e está prevista para estrear em setembro de 2018.

Além disso, o evento europeu também apresentou ao público o BIG Anima Meetings, um projeto de dois grandes eventos brasileiros, o Anima Mundi e o Brazil’s Independent Games Festival (BIG Festival).

A primeira edição do novo evento acontecerá em São Paulo entre os dias 28 e 30 de junho. A ideia é gerar novos negócios e estreitar a relação entre o setor de animação e as companhias de games. Inclusive, a animação Tito já tem plano para as plataformas de video game, segundo os organizadores do BIG Festival.

Ásia

Este ano a China foi o país convidado do evento. Diversas animações locais foram exibidas durante todo o festival, além de painéis sobre as oportunidades de distribuição, co-produção e financiamento no mercado chinês.

Ainda, por meio da parceria entre as empresas coreanas, SBA e SK Broadband, e a CITIA, organizadora do Annecy, o festival terá a sua primeira edição asiática: o Annecy Asia International Film Festival, que acontecerá em setembro de 2019 na cidade de Seul (Coreia do Sul).

Estúdios

A próxima animação da Disney-Pixar, Viva – A Vida É Uma Festa, teve suas primeiras imagens exibidas durante o evento. O longa é esperado para estrear em janeiro do ano que vem. Já Meu Malvado Favorito 3 (Universal), teve a estreia mundial.

Outra novidade do evento foi a masterclass conduzida pela presidente de animação da Sony Pictures, Kristine Belson. A executiva falou sobre sua visão para o estúdio, que procura aumentar seu volume de produção para este ano.

Lista de premiação:

Filmes Comissionados

Prêmio do Júri - Moby "Are You Lost in the World Like Me?" (USA – Reino Unido)

Prêmio CristalMaterial World (Reino Unido)

Filmes de Graduação

Distinção do Júri - Pas à pas de Charline Arnoux (França)

Prêmio do Júri - Summer's Puke is Winter's Delight (Japão)

Prêmio CristalSog (Alemanha)

Longa-Metragem

Prêmio do Público - Loving Vincent (Polônio – Reino Unido)

Prêmio do Júri - In This Corner of the World (Japão)

Prêmio Cristal - Lu Over the Wall (Japão)

Compartilhe:

  • 0 medalha