Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

21 Julho 2017 | Vanessa Vieira

Primeira semana do Anima Mundi 2017 tem anúncio de plataforma VOD e masterclass

Evento marca o centenário da animação brasileira, passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo

Compartilhe:

(Foto: Anima Mundi 2017)

Na última sexta-feira (14), começou a 25ª edição do Anima Mundi no Rio de Janeiro (RJ), marcando também o centenário da animação brasileira. Ao todo, serão 470 obras, de 45 países, exibidas pelo festival, que será realizado até este domingo (23) no Rio e entre 26 e 30 de julho em São Paulo (SP), onde também será recebido no Circuito Spcine. Dos títulos, 70 são brasileiros.



Entre as novidades desta primeira semana do evento, está a divulgação da plataforma de vídeo sob demanda (VOD, sigla em inglês) Anima Mundi On.

O objetivo da iniciativa é reunir os mais importantes títulos exibidos nos 25 anos do festival, sendo que o conteúdo será disponibilizado a partir de uma assinatura mensal de valor ainda não revelado. Nesses 25 anos, as mostras do encontro já exibiram mais de nove mil títulos de 70 países, reuniram cerca de 1,2 milhão de pessoas e em suas oficinas foram criadas 120 mil animações.

“A ideia é expandir o acesso à animação tanto para o público quanto para os animadores. Vamos reunir o que temos de mais rico em nosso acervo e estaremos sempre de olho em novas produções”, resume César Coelho, um dos quatro diretores do festival que assinam a curadoria da plataforma, em comunicado oficial. O lançamento oficial do Anima Mundi On está previsto para o fim de 2017, mas quem fizer um pré-cadastro no site oficial da plataforma até lá poderá ganhar um mês de assinatura gratuita.

Confira a vinheta do Anima Mundi On:

Ainda dentro da programação do festival no Rio, também está prevista a presença do diretor de arte da abertura da série Game of Thrones, Robert Feng. Neste sexta-feira (21), ele ministra uma masterclass no Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro. A mesma apresentação deve ser repetida em São Paulo em 26 de julho, no Senac São Paulo. O custo para o curso no Rio é de R$ 540,00 e em São Paulo é de R$ 420,00.

No SENAC São Paulo, entre os dias 26 e 28 de julho, acontecerá o Anima Forum, com outras masterclass e mesas redondas.  "Chamamos o Anima Forum de Anima Mundi de gravata, pois foi criado como um braço do festival para estimular o mercado. Quando criamos o festival, há 25 anos, promovemos a animação. Hoje, precisamos responder a essa demanda para alavancar o cenário", resumiu Cesar Coelho, um dos diretores do evento. 

Programação para todos

Na programação infantil, três longas internacionais são os destaques Barkley (Taiwan), The Oddsockeaters, da República Tcheca e Eslováquia, e Pixi Post and the Gift-Bringers, da Espanha. Entre os longas estrangeiros mais esperados para o público adulto estão Pequeños Heroes (Venezuela), Ethel and Ernest (Reino Unido/Luxemburgo) e Window Horses (Canadá).

No conteúdo nacional, destaca-se o pré-lançamento de Lino, prevista para 29 de julho, em São Paulo (SP). O longa estreará nacionalmente em 7 de setembro e tem distribuição da Fox. Além disso, o diretor Rafael Ribas participará de um debate, no qual deve apresentar o processo de produção do filme.

Ao todo, o festival conta com seis mostras competitivas, sendo duas especialmente dedicadas a longas-metragens.

Além das exibições no Rio e em São Paulo, o Anima Mundi ainda terá edições itinerantes em Estados como Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará.

 

Veja também como foi o Anima Mundi 2016.

Compartilhe:

  • 0 medalha