Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Convenção

25 Agosto 2017 | Natalí Alencar

Expocine chega em momento de crescimento contínuo da bilheteria

Faltam 30 dias para o maior encontro da América Latina

Compartilhe:

(Foto: Expocine 2016)

A quarta edição da Expocine chega em um momento no qual a bilheteria brasileira está em contínuo crescimento. De 2015 para 2016 foram 10% a mais de bilheteria e, só no primeiro semestre deste ano, já são 6,6% mais receita para os cinemas do País, com um total de R$ 1,5 bilhão.



Na bilheteria de filmes nacionais, a queda foi pequena, de apenas 1,7% em relação a 2016. Vale lembrar que no ano anterior as telonas receberam o recorde de Os Dez Mandamentos – O Filme (Downtown/Paris), que vendeu mais de 11 milhões de ingressos. Um ponto positivo deste ano, no entanto, é a quantidade de filmes exibidos: 78, o que representa um aumento de 10 títulos em comparação a 2016.

A diferença entre a participação de longas estrangeiros na receita total (86%) continua maior do que a das produções nacionais (13%). “Este resultado poderia ser anda melhor caso houvesse mais salas de cinema no país. O mercado tem totais condições de crescer em número de espectadores, inclusive nos filmes nacionais, mas a recessão enfrentada pelos shoppings tem prejudicado a construção de novas salas”, contextualiza o diretor da Expocine Marcelo Lima, que também é o CEO da Tonks.

Outro detalhe interessante é que entre os cinco títulos com maior bilheteria no primeiro semestre de 2017, três são protagonizados por papéis femininos: A Bela e a Fera (Disney), Mulher-Maravilha (Warner) e Minha Mãe É uma Peça 2 (Downtown/Paris). Este último, inclusive, tem um ator do sexo masculino como protagonista, porém ele interpreta uma mulher chamada Dona Hermínia. Juntos, esses filmes somam cerca de R$ 300 milhões de receita e evidenciam o sucesso de longas com papéis femininos em destaque.

“As mulheres, como se sabe, cada vez mais querem ser vistas como pessoas fortes e independentes e provocar a reflexão em relação ao machismo tão presente em nosso dia a dia. Têm também o desejo de discutirem sobre os diversos temas do universo feminino, num fenômeno que ganhou força com o crescimento das redes sociais. O mercado audiovisual percebeu este movimento e o público tem respondido de maneira positiva”, completa Lima.

Confira também a programação do evento.

A maior convenção da América Latina para o mercado de exibição e distribuição de cinema terá ainda um curso inédito de gestão para bombonières e recorde de participação de distribuidoras.

Feira

As empresas já começam a anunciar seus destaques para a feira de produtos e serviços. Depois das novidades da Severtson, agora é a Multinacional alemã fabricante de lâmpadas, a OSRAM, que escolheu o evento para apresentar ao mercado sua campanha global de divulgação da XBO, produto voltado exclusivamente à indústria cinematográfica que, inclusive, já garantiu um Oscar à empresa, em 1983.

Compartilhe:

  • 0 medalha