Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

29 Setembro 2017 | Vanessa Vieira

Riole entra no setor de cinema com solução de acessibilidade que promete sincronização total

Empresa lançou a novidade na feira de negócios da Expocine 2017

Compartilhe:

Executiva da Riole recebeu no estande da Expocine a presença de uma pessoa com deficiência visual (Foto: Expocine 2017)

Acessibilidade de conteúdo é um assunto que está em voga no mercado brasileiro de cinema, especialmente entre os exibidores, já que uma norma da ANCINE prevê que até novembro deste ano vários cinemas precisarão ter inclusão de pessoas com deficiências visuais e auditivas. Nesse contexto, a Expocine 2017 já contou com painel sobre o assunto nesta quinta-feira (28) e ainda teve um workshop do Encontro Spcine – Formação dedicado ao tema.

Publicidade fechar X

Assim, a feira de negócios da convenção tem recebido inovações tecnológicas que estão de olho nesse mercado, uma delas é a da Riole Eletrônica. A empresa aproveitou o trade show para lançar o ProAccess, uma solução que conta com sistemas para acessibilidade tanto em audiodescrição, quanto em LIBRAS e legenda descritiva (closed caption).

O principal diferencial da tecnologia é a utilização do infravermelho como meio de sincronização entre o equipamento e o filme exibido, segundo a diretora da companhia de Curitiba (PR), Cristiane Moro. “O infravermelho dá um sinal e sincronização perfeitos porque a luz não tem delay”, explicou, apontando que uma reclamação das pessoas com deficiências ouvidas pela empresa incluíam a transmissão do áudio original do filme já no aparelho. Então o infravermelho foi escolhido para garantir a sincronicidade sem que haja latência do áudio original nos fones em relação ao que é transmitido na sala. “Eles são muito sensíveis ao som”, disse.

Em entrevista ao Portal Exibidor, a executiva explicou que o equipamento foi desenvolvido por meio da demanda recebida pela empresa por parte de exibidores locais. Assim, o lançamento do produto marca a entrada da companhia no setor de cinema, sendo que ela já trabalhava anteriormente com audiodescrição de eventos. Inclusive, a participação na Expocine, a primeira da Riole, também foi uma indicação do mercado exibidor. A empresa é também patrocinadora da convenção.

O ProAccess conta com aparelho próprio para a audiodescrição, com fone e receptor do sinal de infravermelho com opções básicas de volume e ampliação do som, além de um aparelho que se encaixa no suporte para copos das poltronas do cinema e vem com uma pequena tela, de brilho reduzido para não atrapalhar os demais espectadores, que exibe ao mesmo tempo as LIBRAS e a legenda descritiva.

Cristiane contou também que o equipamento foi desenvolvido de modo que não haja interferência entre salas, que o aparelho receba o sinal apenas dentro da sala, tenha fácil instalação, com carregador/organizador próprio e que a solução seja simples e intuitiva para o espectador deficiente. A bateria tem duração de 20 horas de uso contínuo.

A executiva acredita que o público com deficiência auditiva e visual só não participa ainda do cinema por conta da inclusão. “Se nós os chamarmos (com a acessibilidade), eles virão, eles querem participar”. Ela contou que os eventos nos quais a Riole atua com audiodescrição, por exemplo, costumam ter grande presença dessas pessoas.

Confira a cobertura completa do primeiro, segundo e terceiro dia da Expocine 2017.

Compartilhe:

  • 0 medalha