Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

25 Outubro 2017 | Vanessa Vieira

Mercado aproveita Mostra Internacional de SP como vitrine para lançamentos e VR

Fênix Filmes, O2 Play, Pandora Filme e Vitrine são algumas das distribuidoras que exibem longas no evento

Compartilhe:

(Foto: Mostra SP)

Com mais de 390 obras audiovisuais, a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (SP) é uma verdadeira vitrine para longas e lançamentos, especialmente entre aqueles que já costumam ter um circuito reduzido como filme autorais e documentários.



Assim, muitas empresas aproveitam esse momento para divulgar títulos. Entre elas estão produtoras como a O2 Filmes e distribuidoras como a Fênix Filmes, O2 Play, Pandora Filmes e Vitrine Filmes. As majors também aproveitam a Mostra como a Fox, que exibiu Três Anúncios para um Crime, na coletiva de imprensa do evento.

Veja alguns dos principais destaques do mercado no festival:

Realidade virtual, pós-produção e mais

Em relação à realidade virtual, a produtora O2 Filmes participa da Mostra com exibições gratuitas no CineSesc de seu curta-metragem em VR, Step to the Line, além de ser integrante de mesa-redonda sobre o formato que será realizada hoje (25) no Itaú Cultural – Av. Paulista, com entrada gratuita, no Fórum Mostra-Folha: rumos do cinema e do audiovisual. O Fórum tem programação confirmada até sexta-feira (27) e as sessões do curta em VR vão até 1º de novembro.

Já para a mídia cinema, a O2 Play exibe na programação os longas-metragens A Fera na Selva e Henfil. O primeiro teve três exibições e o documentário inicia apresentações no sábado (28) – ambos não têm data de estreia anunciada. Além disso, o grupo O2 conta também com sua participação enquanto O2 Pós na pós-produção de Vazante (Europa Filmes), começa a ser projetado hoje (25) e tem lançamento confirmado para 9 de novembro.

Imprensa e presença de diretor

Duas cabines de imprensa realizadas pela Pandora Filmes apresentam filmes da distribuidora a jornalistas que cobrem a Mostra: The Square, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, e Uma Espécie de Família. O primeiro foi exibido ontem (24) e o segundo tem cabine hoje (25).

A empresa também exibe na programação aberta do festival os longas O Dia Depois e A Moça do Calendário, no domingo (29). Outra novidade da distribuidora é a projeção de Uma Espécie de Família nesta quinta-feira (26) com a presença do diretor Diego Lerman no Caixa Belas Artes. O cineasta faz parte também do júri do evento.

Cineastas e estreia mundial

O diretor Milcho Manchevski, ganhador do Leão de Ouro do Festival de Veneza com Antes da Chuva, veio ao Brasil para apresentar seu novo longa: Bikini Moon, no último sábado (21), no CineSesc.

Já o documentário Moacir III – Trilogia da Liberdade, coprodução Brasil-Argentina, ainda sem distribuição comercial confirmada no País, também terá exibição no Caixa Belas Artes com presença do diretor, Tomas Lipgot, nesta sexta-feira (27). O cineasta participará de um debate após o filme.

A décima edição do projeto Memórias do Cinema, paralelamente realizado à Mostra, também terá encontros com seis personalidades do setor, incluindo a cineasta brasileira Marina Person nesta quinta-feira (26) e o diretor israelense Eran Riklis, na segunda-feira (30).

Filmes nacionais e franceses

A Fênix Filmes anunciou a exibição de três títulos no evento: o brasileiro Não Devore Meu Coração! e os franceses O Amante de um Dia e Visages, Villages, sendo que este último foi o documentário vencedor do Olho de Ouro do Festival de Cannes 2017. Enquanto o drama nacional tem sua última sessão amanhã (26), os outros têm exibições ainda até 30 e 29 de outubro, respectivamente.

Por ora, só Não Devore Meu Coração! tem data de estreia confirmada, 23 de novembro, sendo que a produção teve a presença do ator Cauã Reymond e do diretor Felipe Bragança em sua primeira sessão na Mostra. Ao todo, o filme teve 14 exibições no festival, enquanto os demais da Fênix têm cinco cada.

Homenagem e exibição

Hoje (25) será a última das três exibições do documentário Todos os Paulos do Mundo, da Vitrine Filmes, que conta a história de Paulo José. O ator de 80 anos ator homenageado na Mostra nesta segunda-feira (23), quando recebeu o Prêmio Leon Cakoff, que é entregue também a Paul Vecchiali durante o evento.

Fora da telona

A 41ª Mostra ainda leva exibições para longa da telona, mais precisamente ao vão livre do MASPMuseu de Arte de São Paulo em homenagem ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. As sessões, realizadas sempre à noite, começaram na segunda-feira (23) e vão até sábado (28), com um total de seis filmes projetados – sendo cinco clássicos brasileiros em 35mm e o longa de abertura, Híbridos, Os Espíritos do Brasil, considerado uma obra multimídia, exibido com música ao vivo. Hoje (25) será projetado Quando o Carnaval Chegar, de 1972, e amanhã (26) será a vez de O Homem Nu, de 1968.

Compartilhe:

  • 0 medalha