Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cultura

09 Novembro 2017 | Fernanda Mendes

Caixa Belas Artes amplia fronteiras da sala de cinema com teatro e música ao vivo

Projeto “Teatro e Música no Belas” terá segundo espetáculo neste fim de semana

Compartilhe:

(Foto: Caixa Belas Artes)

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), o Cine Caixas Belas Artes transforma mais uma vez a sala de cinema em um palco para apresentações artísticas ao vivo. Desta vez, a Nomade Orquestra irá mostrar seu trabalho de música instrumental com influências de funk, jazz e afrobeat. Em conjunto, o lado audiovisual também será explorado com projeções de animações e cenas de filmes.

Publicidade fechar X

O evento faz parte do projeto Teatro e Música no Belas que teve início em outubro com a apresentação da peça “Eigengrau, No Escuro”, indicada ao Prêmio Shell 2017. Em entrevista ao Portal Exibidor, Juliana Brito, diretora de programação do Caixa Belas Artes, contou como surgiu a ideia deste programa.

Segundo a profissional, o cinema icônico e respeitado no meio cultural é um “território de multilinguagem” e, portanto,  foi um desejo da instituição ampliar as atividades artísticas do espaço e ressignificar a sala de cinema. Agora com o patrocínio da ViaQuatro do metrô e da Lei Rouanet, o Teatro e Música no Belas conseguiu sair do papel.

“Nosso cinema tem salas nominadas em homenagem a grandes talentos brasileiros que se destacaram nas mais diversas artes: Villa Lobos, Aleijadinho e Carmen Miranda, por exemplo. O cinema passa a ser mais um palco para artistas da música e teatro e, com fácil acesso, é também uma nova possibilidade para o público”, explica.

Com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), o evento tem curadoria de Nelson Baskerville e está sendo muito bem recebido pelo público, segundo a executiva. A estreia foi marcada pelo ineditismo, com uma nova montagem da peça especialmente para explorar o diálogo com a tela de cinema.

Agora, com o sucesso do projeto, Juliana conta que recebem cada vez mais solicitações de produtores e companhias de teatro para estrear no cinema com suas peças. “Isso mostra que realmente existe um interesse para novos espaços destinados a essa arte. E imaginamos também que após a apresentação da Nomade Orquestra, outros grupos também devem se animar e já estamos estudando as possibilidades para as próximas temporadas”, finaliza.

Desde que reinaugurou, há três anos atrás, o cinema vem realizando diversos eventos além da exibição de filmes como tributos à músicos e até o Cineclube da Morte, que teve quatro edições com sala lotada.

Compartilhe:

  • 0 medalha