Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

09 Novembro 2017 | Vanessa Vieira

Para diretor, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" equilibra qualidade e comédia popular

Cineasta e atores participaram de coletiva de imprensa em São Paulo (SP)

Compartilhe:

O diretor Pedro Vasconcelos e os atores Juliana Paes e Leandro Hassum na coletiva de imprensa (Foto: Portal Exibidor)

Após uma estreia antecipada na última quinta-feira (02) em cidades do Nordeste como Salvador (BA) e Fortaleza (CE), a Downtown Filmes e a Paris Filmes se preparam para lançar Dona Flor e seus Dois Maridos em todo o País no dia 23 de novembro.

Publicidade fechar X

Como parte da campanha para divulgar o longa, foram realizadas pré-estreias com presença de atores no Nordeste e em cidades como o Rio de Janeiro (RJ), uma apresentação dentro da Expocine 2017 e uma cabine e coletiva de imprensa em São Paulo, na unidade da Cinemark no Shopping Iguatemi, nesta quarta-feira (08).

Aposta no filme nacional

Segundo o diretor e roteirista, Pedro Vasconcelos, o filme “só aconteceu” por conta da aposta de Bruno Wainer, diretor da Downtown, na produção. Leandro Hassum, que interpreta o segundo marido de Flor, Dr. Teodoro, aproveitou para parabenizar a parceria Downtown/Paris por dar muito valor aos longas nacionais, tratando-os como qualquer outro filme dentro de sua grade. O ator também agradeceu à Universal pela parceria realizada com as outras distribuidoras para Dona Flor e seus Dois Maridos.

Quanto ao viés comercial, Vasconcelos destacou que o título faz uma junção que ele gostaria de ver mais no cinema brasileiro, que é unir o aspecto popular com a qualidade do material. “Hoje temos dois polos na produção nacional, os filmes artísticos e os que são extremamente populares. Não há demérito nisso, mas precisamos também convergir os dois [modelos]”, explicou o cineasta. Hassum ainda reforçou seu compromisso junto aos espectadores: “O cinema popular, que amo fazer, faço para o público, para que ele se divirta e goste. Nunca vou trair esse público”.

Já aos exibidores, o diretor completou pedindo que eles programem o filme. “Vocês jamais se arrependerão, além de divertir o público, estamos prestando um baita serviço à literatura deste País”. O cineasta disse também que gostaria de expandir o circuito do filme para outros países, aproveitando a boa recepção estrangeira da obra do autor brasileiro, traduzida para mais de 50 territórios.

Texto fiel, atuação e empoderamento

Segundo Vasconcelos, Dona Flor e seus Dois Maridos não é um remake da produção de 1976, mas sim uma releitura do livro baseada na peça de teatro de 2007 produzida por Pedro e pelo ator Marcelo Faria, que atua no título como o marido falecido Vadinho. “Tenho o maior respeito pelo outro filme, é um clássico”, disse.

Para ele, a vontade de levar a peça, que não adaptou o texto de Jorge Amado e sim apenas o recortou, veio da própria boa recepção do público no teatro. “Não escrevi nada do roteiro da peça e do filme, quem escreveu foi o Jorge Amado. A família cedeu os direitos para fazermos o longa porque é absolutamente fiel ao livro”, comentou o cineasta, que também apontou que Amado é um dos maiores autores do mundo. “O que dá valor ao filme é o texto do Jorge Amado, extremamente atual, e a interpretação dos atores”.

Nesse sentido, Leandro Hassum, que interpreta o marido Dr. Teodoro, afirmou que, se Jorge Amado estivesse vivo hoje, a atriz Juliana Paes “seria sua Dona Flor, não tem como não se apaixonar pela atuação dela. Parabenizo a Downtown pela escolha de Juliana para o papel”. Para o ator, a história de Amado não podia ser mais atual, indo ao encontro do movimento de empoderamento feminino.

Juliana, que dá vida à personagem que foi de Sonia Braga, também esteve presente na coletiva e declarou que Dona Flor representa uma mulher mais próxima da atualidade. “Não existe uma mulher que não tenha passado pelo que a Flor passou e não deixamos de mostrar o lado sombrio, o relacionamento abusivo”, disse a atriz, mencionando que a personagem passa por uma dúvida entre seus desejos mais íntimos, representados pelo marido falecido Vadinho, e o que é bem visto pela sociedade, no caso o casamento com Dr. Teodoro, que a respeita, mas só isso. “Amado escreveu um hino de liberdade”, completou Vasconcelos.

Ao fim da coletiva, os atores Hassom e Marcelo Faria, que acabou não participando do evento por questões pessoais, mandaram recados aos exibidores. Confira:

Leandro Hassum

 Marcelo Faria

Compartilhe:

  • 0 medalha