Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bolsa de Valores

20 Novembro 2017 | Vanessa Vieira

CJ CGV e AMC Theatres planejam abrir capital de redes subsidiárias

Entre 2018 e 2019, cadeias de cinema na Europa e na Ásia devem passar por IPO

Compartilhe:

(Foto: Wiser Investing)

A CJ CGV, braço exibidor do sul-coreano CJ Group, prevê a abertura do capital de redes subsidiárias que a empresa opera em territórios fora da Coreia do Sul. A expectativa é que o processo comece já em 2018.



Vale lembrar que a CJ CGV tem grande presença nos mercados de países como China, Indonésia, Turquia e Vietnã, além de operações menores em Myanmar e nos Estados Unidos. A empresa ainda entrará em breve na Rússia, com mais de 30 complexos. Segundo os portais Celluloid Junkie e ChosunBiz, a abertura de capital deve começar pelos cinemas que a companhia tem no Vietnã.

Depois desse país, é esperado o IPO – Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial, em tradução livre), que marca a abertura de capital de uma empresa, dos complexos cinematográficos na China, onde a CGV espera ter 200 unidades até 2020, e na Turquia. A companhia tem expectativa de representar 6% do mercado exibidor chinês em menos de três anos.

O foco da empresa tem sido sua expansão para outros países, ainda com a missão de se tornar a maior exibidora do mundo até 2020 com 10 mil telas.

IPO nos planos da AMC

Falando em maior exibidora, hoje quem ocupa o posto é a Wanda Cinema Line, do conglomerado chinês Dalian Wanda. A companhia é braço exibidor do grupo e conta com grandes marcas como a norte-americana AMC Theatres, bem como com as recentes aquisições da AMC: Carmike Cinemas, Odeon Cinemas Group e Nordic Cinemas Group.

Ainda neste mês de novembro, durante a apresentação de resultados financeiros da AMC no terceiro trimestre, quando a empresa pertencente ao grupo chinês Dalian Wanda registrou perda de US$ 42 milhões, foi confirmado também o planejamento para a abertura de capital do Odeon Cinemas Group. O grupo foi adquirido pela AMC no fim de 2016.

Assim, a exibidora prevê o IPO – Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial, em tradução livre), que marca a abertura de capital, para ser realizado entre julho de 2018 e abril de 2019 por meio da Bolsa de Valores de Londres. A ideia é abrir mão de 25% a 33% das ações da subsidiária da AMC na Europa, que também inclui a rede Nordic Cinemas Group.

Compartilhe:

  • 0 medalha