Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

16 Janeiro 2018 | Vanessa Vieira

Longa chileno ganha troféu de melhor longa latino-americano na Espanha

“Uma Mulher Fantástica” também está entre os possíveis indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Espanha recebeu o 23º Prêmio Cinematográfico José María Forqué na cidade de Zaragoza no último sábado (13). Entre os premiados, um longa-metragem chileno foi o escolhido para ganhar o troféu de Melhor Filme Latino-Americano do Ano, referente a 2017: Uma Mulher Fantástica.



O longa já foi lançado em cerca de 30 festivais, inclusive tendo recebido o Urso de Prata no Festival de Berlim 2017. Segundo o banco de dados doBoxOfficeMojo, conta com a Itália (US$ 285 mil) e a Holanda (US$ 217 mil) como territórios internacionais importantes para sua bilheteria. Cinco mercados ainda devem receber a produção em 2018, entre eles estão o Japão, os Estados Unidos e o Reino Unido.

Na América Latina, o filme foi considerado um sucesso de crítica também em seu país de origem e em toda a região. No Brasil, por exemplo, o título estreou em setembro de 2017 em um circuito reduzido, vendendo cerca de 20 mil ingressos com distribuição da Imovision. A produção concorre ainda a uma vaga na indicação final dos longas que competirão pelo Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro, além de ser um dos indicados ao Prêmio Goya 2018.

Também foram vencedores dos Prêmios Forqué os longas espanhóis Lo que de Verdad Importa (Prêmio ao Cinema e à Educação de Valores) e Muitos Filhos, um Macaco e um Castelo (Melhor Longa-metragem Documentário). O melhor curta-metragem foi Madre.

Confira um vídeo (em espanhol) do 23º Prêmio Cinematográfico José María Forqué:

Compartilhe:

  • 0 medalha