Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

07 Fevereiro 2018 | Vanessa Vieira

Números da projeção a laser no mundo: fabricantes divulgam dados

Barco, Christie e NEC apontam continuidade do laser

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

A tecnologia de projeção a laser está cada vez mais presente no mercado de cinema mundial, consolidando-se como uma tendência tecnológica do setor como abordado na Revista Exibidor nº 25. Um exemplo é que, de acordo com David Hancok, executivo da IHS, 2017 acabou com cerca de 800 projetores a laser RGB instalados pelo mundo.

Publicidade fechar X

Nesse contexto, o ano de 2017 trouxe muitas novidades sobre a solução como o marco de 100 complexos all-laser com produtos da Barco, o lançamento da linha “laser puro RGB” da Christie e o anúncio de dois novos projetores RB da NEC.

Essas empresas, inclusive, enviaram ao Portal Exibidor alguns números do laser no setor exibidor global. Confira:

Barco – portfólio plural

Durante a CinemaCon 2017, a Barco apresentou um portfólio com cerca de 15 modelos de projetores a laser, consolidando sua estratégia de oferta, indo do laser fósforo ao RGB. Agora, quase um ano depois, Ricardo Ferrari, gerente de vendas para Entretenimento da empresa no Brasil, apontou alguns números da companhia.

Segundo o executivo, a empresa fechou 2017 com mais de 4 mil projetores Smart Laser (fósforo) e 300 projetores Flagship (RGB) instalados no mundo. Dentre os complexos que contêm os equipamentos, 120 são all-laser. A marca de 100 cinemas 100% laser com projetores da Barco foi passada ainda em 2017.

Confira um vídeo (legenda em inglês) da página oficial da Barco no YouTube sobre a instalação de projetores a laser na rede Kinepolis:

Christie – foco no laser puro RGB

Ainda no ano passado, a Christie apresentou seu projetor a laser puro RGB na CinemaCon, participou da Expocine e lançou oficialmente o equipamento na CineAsia. O Portal Exibidor, inclusive, publicou uma matéria com vídeo especial sobre a fábrica da empresa no Canadá, que já se preparava para produzir o projetor.

Durante o período, a companhia ainda anunciou uma série de parcerias e instalações tanto de projetores a laser quanto de outros produtos para cinema, bem como em outras áreas. Em 2017, a Christie também teve inauguração de cinema all-laser com seus produtos, lançou hotsite sobre a tecnologia, realizou treinamentos no Brasil e cedeu entrevista exclusiva de executivo brasileiro ao Portal Exibidor.

Agora, de acordo com declaração oficial da empresa, ela conta com cerca de 325 telas com projetores a laser puro RGB já instalados ou contratados. “A Christie acredita que a melhor tecnologia de projeção a laser para os cinemas é o laser puro RGB, por isso a maioria das instalações da empresa são de unidades de equipamentos RGB”, afirmou a companhia em comunicado oficial divulgado pela assessoria de imprensa.

Confira vídeo (em inglês) da Christie sobre projeção a laser em unidade da Cineplex:

NEC – Laser fósforo/RB/RGB

Em 2017, a NEC anunciou a disponibilidade de projetor a laser RB para Américas e Europa, apresentou o produto na CinemaCon e, na Expocine, divulgou a nomeação de novo executivo com atuação no Brasil e na América Latina. O portfólio da companhia conta com projetores laser em vários formatos.

“A NEC, apesar de possuir ampla gama de projetores a laser em seu portfólio (RGB, RB e Fósforo), adotou a estratégia de introduzir no mercado brasileiro os equipamentos de tecnologia compacta, tendo instalado no Brasil, até o momento, dois projetores com esta característica”, comentou Carlos Siqueira, gerente das áreas de Digital Cinema & Display Solutions da NEC no Brasil, em entrevista ao Portal Exibidor.

Segundo o executivo, essa tecnologia dispensa a necessidade de resfriadores externos ou peças separadas e, pelo fato de utilizar a versão de fonte de luz mais moderna para projetores de Cinema Digital padrão DCI, a instalação, operação e manutenção seriam facilitadas.

Neste mês de janeiro, a NEC já entrou em 2018 com o lançamento de dois novos projetores RB. De acordo com declaração da empresa, atualmente ela conta com mais de 2,5 mil projetores a laser instalados no mundo.

Compartilhe:

  • 0 medalha