Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

14 Fevereiro 2018 | Janaina Pereira, de Veneza

Diretor defende protagonismo feminino no cinema

Martin McDonagh, diretor e roteirista de "Três Anúncios para um Crime", critica ausência de mulheres na indústria cinematográfica

Compartilhe:

(Foto: Fox)

A estreia mundial de Três Anúncios para um Crime, em setembro do ano passado, durante o Festival de Veneza, provocou um misto de euforia e comoção. A trama sobre a mãe que quer justiça pelo assassinato da filha é repleta de diálogos fortes e cheios de ironia, com conotações políticas e sem papas na língua, algo bem raro de se ver no cinema atualmente. Que o diga o roteirista e diretor Martin McDonagh, que saiu de Veneza com o prêmio de melhor roteiro e, a partir dali, viu seu longa virar um fenômeno.

Publicidade fechar X

Escolhido o melhor filme de drama no Globo de Ouro, onde ganhou outros três prêmios, e com sete indicações ao Oscar, Três Anúncios para um Crime chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 15 cercado de expectativas. “Fico feliz com a reação das pessoas. É um reconhecimento muito positivo”, contou McDonagh em entrevista exclusiva ao portal Exibidor, durante o Festival de Veneza.

Aos 47 anos, com longa carreira no teatro e dirigindo seu terceiro filme, o britânico Martin McDonagh é o nome da vez. Durante a entrevista, contou como criou o roteiro. “Eu queria fazer um filme com personagens americanos. Gosto muito de viajar, e foi viajando pelas estradas dos Estados Unidos que tive a ideia de mostrar a história de uma mulher que sente dor e raiva ao mesmo tempo. Vi uns anúncios em beira de estrada falando de um crime, mas não sabia do que se tratava. Então me veio a ideia de mostrar essa mulher de 50 e poucos anos colocando os anúncios por causa de um crime envolvendo a filha dela. Escrevi o roteiro durante cinco semanas, em 2009, mas acabei fazendo meus outros filmes antes. Gosto de escrever, mas não tanto de filmar”, revela.

E por que ele não gosta de ficar atrás das câmeras? A resposta veio com bastante sinceridade. “No set você está sempre na corda bamba, não pode falhar. Eu vejo a indústria cinematográfica de fora, como você. Não acho que faço parte desse mercado. Hoje em dia é uma procura insana por bilheteria, e os filmes são máquinas de dinheiro geradas pelo computador”.

As mulheres e o cinema

Martin McDonagh também criticou a ausência de mulheres no mercado cinematográfico. “Desde o primeiro momento que pensei nesse roteiro, a ideia sempre foi ter uma mulher como protagonista. E isso é raro, não é? Porque vemos poucas mulheres a frente dos filmes, e também temos poucas diretoras e roteiristas. Então o que eu posso fazer para melhorar esse mercado é, pelo menos, escrever personagens femininas poderosas, que possam fazer parte de um bom filme e me cercar de boas atrizes, e bons atores também, para fazê-lo”.

Então não foi por acaso que ele enviou o roteiro para a atriz Frances McDormand, que vive a protagonista Mildred? Ele afirma que não. “Acho que sou um bom escritor, mas preciso de grandes atores para fazer meus personagens. E preciso que eles respeitem o roteiro. Frances é assim! Eu queria um filme com um toque de humor, mas que não podia ser engraçado. Tinha que ter a ironia no ponto exato. E Frances é uma atriz que sabe fazer isso. O papel só podia ser dela porque ela é a melhor da sua geração”.

McDonagh ressalta ainda que o personagem racista interpretado pelo ator Sam Rockwell, e outros temas delicados abordados no filme, como a violência doméstica, não foram propositais. “Não queria fazer um filme político, mas esses são assuntos que estão aí e eu apenas mostrei. Há mudança de comportamento dos personagens ao longo da trama, e eu queria dar esse ponto de vista também, de que as coisas acontecem, mas as pessoas podem mudar”.

Mudança, aliás, é o que ele espera da indústria cinematográfica. “Torço para que filmes sobre mulheres fortes sejam vistos para que Hollywood entenda que deve fazer mais filmes com mulheres. Espero também que possamos voltar a fazer filmes mais pessoais, que valorizem o roteiro e os atores”, conclui.

Abaixo, foto do diretor Martin McDonagh:

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha