Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Balanço

16 Fevereiro 2018 | Fernanda Mendes

Rússia se destaca com maior número de espectadores em 2017 na Europa

Estudos sobre o continente mostram que diversos países tiveram boas performances

Compartilhe:

(Foto: ShutterStock)

Dois estudos sobre o mercado cinematográfico europeu foram divulgados nesta semana, reforçando o crescimento desta região no setor de entretenimento. Segundo o levantamento feito pela UNIC (International Union of Cinemas), os ingressos vendidos nos 37 territórios que a entidade abrange subiram em 2,1% totalizando cerca de 1,3 bilhão de tickets.

Publicidade fechar X

Já o Observatório Europeu de Audiovisual afirmou que os espectadores dos 28 países que integram a União Europeia tiveram uma baixa de 0,7%, totalizando 985 milhões de ingressos. Ainda assim, este número representa o segundo melhor ano desde 2004 para a região. “Os resultados de 2017, portanto, confirmam a recuperação da força do mercado de cinema europeu que estava em declínio desde 2010 a 2014”, afirma o documento.

Dentre os filmes mais vistos estão A Bela e a Fera (Disney), Meu Malvado Favorito 3 (Universal), Star Wars: Os Últimos Jedi (Disney), Velozes & Furiosos 8 (Universal) e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Disney).

O ano de 2017 foi marcado por muitas performances de recordes nos países da Europa. A França, por exemplo, apesar de ter uma queda de 1,8% nos ingressos, teve o terceiro melhor ano de audiência nos últimos 50 anos. O país vendeu 213 milhões de tickets. Já o Reino Unido teve alta tanto na bilheteria, quanto nos ingressos (170,6 milhões): foram aumentos de 2,5% e 1,4%, respectivamente.

No entanto, o destaque em 2017 de toda a Europa foi a Rússia, que com 213,6 milhões de espectadores se tornou pela primeira vez o maior território de toda a Europa em termos de ingressos. Outros territórios da Europa Oriental também cresceram em 2017: a Polônia teve 10% de aumento na bilheteria; a Eslováquia teve aumento em mais de um milhão na venda de ingressos; a Romênia ganhou 4,7% a mais em bilheteria; a Bulgária aumentou em 4,7% a bilheteria e, por fim, a Ucrânia teve um incrível ganho de 32,2% na bilheteria e em ingressos em 2017.

Análises

Mais um dado importante que o documento da UNIC oferece é a média per capita de ingressos por país. Contando todos os países que a UNIC abrange, foi uma média de 1,6 visita por ano; A França e a Irlanda lideram este ranking com 3,3 cada uma.

No quesito “participação de mercado” de filmes europeus em 2017, mais uma vez a França (37,4%) aparece liderando o ranking junto com as produções da Turquia (56,7%) e Finlândia (28%).

Compartilhe:

  • 0 medalha