Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estudo

06 Março 2018 | Natalí Alencar

Pesquisa aborda processo de virtualização dos Festivais Audiovisuais no Brasil

Informações estão disponíveis online

Compartilhe:

(Foto: Kinoforum)

O Kinoforum, site dedicado à divulgação de Festivais, divulgou a pesquisa “Os Festivais Audiovisuais em 2017: Geografia e Virtualização”, que está disponível online para acesso.

Publicidade fechar X

O estudo aborda o processo de virtualização dos festivais audiovisuais brasileiros, por meio das inscrições de filmes, formatos e tipos mais utilizados dentro do ano de 2017.

Segundo a organização, a internet trouxe novas possibilidades de atualização, de criar um determinado contexto para os eventos audiovisuais, na qual esses eventos passam a ter suas ‘pernas’ dentro desse novo campo: suas etapas agora, desde a atualização de notícias até às inscrições de filmes, são virtualizadas em alguma instância.

O estudo está dividido em três partes:

- Os Festivais Audiovisuais - aborda esses eventos enquanto fenômenos de comunicação, seus nuances, etapas e estruturação; também há um paralelo entre os festivais audiovisuais e o processo de virtualização, com algumas considerações sobre esse processo.

- Geografia - é um retrospecto dos festivais em 2017, com comparações aos dados do ano anterior, uma análise dos festivais por localização com o desejo de tentar mapear geograficamente os eventos do tipo no país. Com base nessa posição, tenta-se estabelecer algumas asserções sobre a distribuição dos eventos com relação ao território brasileiro.

- Virtualização - tenta analisar o mundo virtual sob a ótica dos formatos de inscrição e tipos de submissão online de filmes nos festivais audiovisuais em 2017. Para tal, via contato com os eventos incluídos nessa pesquisa solicitando a quantidade de obras submetidas aos mesmos, obteve-se 94% de resposta dos festivais, sendo possível assim montar uma série de estatísticas por estruturação e tipo de inscrição com base nesses números absolutos.

A pesquisa é uma atualização de outro estudo de 2016 (Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise por meio dos formatos de submissão de filmes).

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha