Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Público

08 Março 2018 | Vanessa Vieira

Cinema é segunda atividade cultural preferida no Grande ABC paulista

Região teve hábitos culturais pesquisados pela J.Leiva Cultura e Esporte

Compartilhe:

Evento onde foi apresentada a pesquisa (Foto: J.Leiva Cultura e Esporte)

Nesta semana, a companhia J.Leiva Cultura e Esporte divulgou os dados da pesquisa “Cultura no Grande ABC” durante evento de apresentação realizado no Sesc Santo André (06/03). No encontro, foram debatidos temas que são pontos-chave da cultura na região como o uso do tempo livre, público potencial e terceira idade.

Publicidade fechar X

Ao todo, foram entrevistadas 1.595 pessoas de sete cidades que formam o Grande ABC paulista, incluindo municípios como Santo André, São Bernardo e São Caetano. A operacionalização da pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha e os respondentes tinham idade igual ou superior a 12 anos.

Uma das conclusões do estudo foi que, quanto maior o acesso à cultura, maior o grau de escolaridade e a renda do entrevistado. Além disso, apesar de apontarem suas preferências em atividades culturais, a maioria das pessoas que participaram da pesquisa indicaram mais o que “gostariam” de acessar, do que realmente o que costumam fazer.

Dentre as cidades, São Caetano se destacou com 45% dos respondentes afirmando que buscam por atividades culturais no tempo livre, ficando também no topo no quesito acesso à cultura com destaque para shows, festas populares, teatro e museu. Em Ribeirão Pires foram 39% e em Diadema foram apenas 20%, esta última também ficou na lanterna do acesso à cultura.

A atividade cultural preferida da região foi a leitura com 69% dos entrevistados que dedicam seu tempo livre à cultura. O cinema, por sua vez, ficou em segundo lugar com 65%, mesmo com a TV sendo ainda o principal meio para assistir a filmes e séries. Shows ficaram com 44% das respostas e a biblioteca ficou com 39%.

Ainda, há a preferência por eventos gratuitos, sendo que 72% vão apenas a esse tipo de atividade. De todos os entrevistados, 86% acessam a internet e a terceira idade é a faixa etária que menos busca por atividades culturais.

Compartilhe:

  • 0 medalha