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09 Março 2018 | Vanessa Vieira

Estudo aponta cinema como principal mídia para filmes locais na Europa

Pesquisa foi divulgado pelo European Audiovisual Observatory

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*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: Shutter Stock)

O European Audiovisual Observatory (Observatório Europeu do Audiovisual, em tradução livre) divulgou nesta terça-feira (06) o estudo “The circulation of EU non-national films” (A circulação de filmes europeus não-nacionais, em tradução livre). Os dados remontam a 2015 e 2016.

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Com o material, a entidade pôde identificar o cinema como a principal mídia para conteúdos europeus na região, especialmente lançamentos entre países do continente. Afinal, os títulos europeus não-nacionais representam em média 31% do conteúdo cinematográfico em exibição, enquanto no vídeo sob demanda (VOD) são 19% e na TV essas produções ocupam apenas 15%.

Outro ponto relevante sobre o cinema é que esta mídia tende a ter mais títulos europeus não-nacionais do que nacionais. Por exemplo, é apontado na pesquisa que, de todo o conteúdo europeu disponibilizado na telona, 66% era de outros países europeus enquanto 34% foram produzidos no território no qual foi exibido.

Essa divisão é diferente em alguns países como Reino Unido, Finlândia e França, onde o cinema local tem mais espaço do que os longas europeus não-nacionais.

Essa porcentagem muda na TV, onde fica mais equilibrada com 52% e 48% respectivamente. Já no VOD são as produções nacionais que têm mais espaço, representando 79% do conteúdo disponível no período.

Entre os países que têm maior eficiência na exportação de filmes na região, destaca-se a França, a Bélgica e a Suécia.

Confira o estudo na íntegra (em inglês).

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