Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

19 Março 2018 | Vanessa Vieira

SXSW 2018 premia filmes latinos e recebe teste bem-sucedido de "Jogador Nº 1"

Apesar da boa presença latino-americana, festival deu principais prêmios para filmes dos EUA

Compartilhe:

Diretor Steven Spielberg e elenco de "Jogador Nº 1" durante pré-estreia/teste do filme no SXSW 2018 (Foto: Just Jared)

Conhecido como um festival dedicado às novidades – temáticas, tecnológicas, entre outras –, o SXSW – South by Southwest deste ano não foi diferente, tendo começado em 9 de março e terminado neste domingo (18), na cidade de Austin (EUA).

Publicidade fechar X

Causas premiadas

Os longas que ganharam os prêmios do evento, indicados pelo público, tiveram como ponto central as causas que defendem direta ou indiretamente. Destaque para os estadunidenses First Match e TransMilitary, um longa de ficção e um documentário que venceram as categorias Competição Narrativa de Filmes e Competição de Documentários, respectivamente. O primeiro aborda a história de uma garota que descobre sua vocação na luta livre e o segundo mostra a luta de militares transexuais para prosseguir com seus serviços no exército após assumirem seu gênero.

Dentre os vencedores do SXSW 2018, estiveram dois representantes latino-americanos: Rubens Blade Is Not My Name, um documentário feito em coprodução entre Argentina, Panamá e Colômbia que venceu na categoria 24 Batidas por Segundo; e Virus Tropical, uma coprodução Colômbia-Equador que levou o prêmio da categoria Global. Os demais premiados foram dos EUA ou coproduções que envolviam o país.

Teste de sucesso

A Warner Bros. realizou um teste de audiência durante o festival, com a exibição de Jogador Nº 1, apresentado pelo diretor Steven Spielberg, que destacou as referências culturais presentes do longa e declarou que ele deve ser assistido “na telona” dos cinemas. Uma parte do elenco e outros profissionais ligados ao lançamento também participaram do evento. Ao fim da sessão no Paramount Theater, em Austin, o filme foi ovacionado, com o público aplaudindo de pé.

Hollywood também se fez presente no SXSW 2018 com a première de Um Lugar Silencioso (Paramount) sendo a responsável pela abertura do festival. A produção também foi bem recebida pelos espectadores.

Janela latina

O SXSW recebeu as estreias mundiais de títulos latinos (além dos filmes premiados) como ¡Las Sandinistas! (coprodução Nicaraguá-EUA), Nossa Chape (Brasil-Colômbia-EUA), T.O.C.Transtornada, Obsessiva, Compulsiva (Brasil), Teatro de Guerra (Argentina) e Rush Hour (México-EUA-Turquia).

De olho nas espectadoras

A Fandango divulgou, durante o festival, uma série de dados sobre os hábitos de espectadoras, vindos de uma pesquisa com cerca de 3 mil mulheres nos EUA, com idade entre 18 e 54 anos. Entre as principais informações estão: 22% preferem o gênero ação e só 9% as comédias românticas, 82% estão mais inclinadas a verem filmes com personagens femininas dinâmicas, 75% preferem títulos com diversidade no elenco, 85% são as pessoas que determinam os filmes que serão assistidos junto a amigos e família, 73% preferem ver longas no cinema e 68% gostam de comprar ingressos antecipadamente.

Outros destaques do SXSW 2018:

  • - Medo: o show da banda Roots foi cancelado no fim do evento por conta de uma ameaça de bomba. O homem responsável pela ameaça foi preso e nenhuma bomba foi encontrada.
  • - Negócios do Brasil: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil levou novamente uma delegação empresarial de 77 empresas com a promessa de movimentar US$ 41 milhões no festival. Assim, o País se tornou o segundo maior grupo de estrangeiros no encontro. Uma das empresas nacionais a participar do evento, inclusive com palestra própria, foi a Natura, que ainda virou conteúdo nas redes sociais da marca, sendo produzido pela O2 Filmes.
  • - Mais do Brasil: os projetos sociais Cinesolar e Cine Autorama tiveram representantes de sua produtora, Brazucah Produções, participando do festival.
  • - Representatividade: um dos painéis do SXSW que teve grande sucesso foi com o jornalista e quadrinista negro Ta-Nehisi Coates, que falou sobre a importância de Pantera Negra (Disney) para os Estados Unidos.
  • - Tecnologia: o festival teve ainda os Prêmios de Inovação Interativa, dedicados às novidades tecnológicas. Entre os vencedores estão as soluções “Swarm AI”, que venceu a categoria Inteligência Artificial e “Machine Learning”, e “MasSpec Pen”, que ficou com o prêmio Saúde, Medicina e Biotecnologia.
Veja como foi a edição de 2017.

Compartilhe:

  • 0 medalha