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24 Abril 2018 | Juliane Albuquerque

O futuro do mercado no segmento "Cinema Evento"

Com uma premiação para Disney em sua abertura, o painel debateu como será o futuro deste setor

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(Foto: Portal Exibidor)

O segundo dia da CinemaCon 2018 começou com o painel Event Cinema: “What Does The Future Hold?” para debater sobre o futuro do mercado de cinema evento. Mas, antes de iniciar o painel, ocorreu uma homenagem para a Disney, que recebeu o prêmio “Excellence in Event Cinema”. Logo após a premiação, vários especialistas de dentro e fora do setor foram convidados para pensar sobre o futuro e as mudanças necessárias para incentivar esse segmento no mundo.

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Moderado por Jan Runge, diretor da Jan Runge Consulting, a mesa-redonda teve a participação de Laura Correia, diretora da Film & US Event Cinema, National Amusements, de Joe Evea, fundador da Cineplace UK, Matthew Liebmann, presidente global da Movio Cinema, e Ray Nutt, CEO da Fathom Events USA. Eles falaram sobre pontos essenciais como o modelo de negócios atuais, como expandir o setor, que tipos de eventos e formatos atraem mais clientes, que parcerias são mais interessantes para aumentar a receita, entre outros temas.

Matthew Liebmann, da Movio, foi o primeiro a falar, comentando sobre como é importante conhecer os principais tipos de audiência para entender o seu público (são eles: Fine Arts, Anime, Inspirational, Boxing e Retro Movie Classics). Ele mostrou que em Fine Arts 57% do público é feminino, em média com 64 anos e que vai cerca de 1,6 vezes ao cinema por ano e que buscam por filmes como Victoria e Abdul, por exemplo.

Já Anime costuma atrair jovens que vão cerca de duas vezes ao ano no cinema. Inspirational constuma ser visto 58% por mulheres de cerca de 50 anos e que vão mais de duas vezes ao ano ao cinema. Boxing atrai homens (69%) jovens que vão bastante ao cinema. Retro Movie Classics é mais assistido por homens de aproximadamente 46 anos que vão duas vezes ao ano no cinema.

Intercâmbio de dados

Na sequência, Joe Evea, do Cineplace UK, falou sobre como é importante conectar as informações da indústria, usar dados de diversas fontes para entender melhor o público e definir o caminho a seguir no futuro. “Acredito no valor da Smart Data. Queremos conectar a indústria, de país em país e usar grande quantidade de dados para conhecer os mercados. Focar nas marcas e nas novas audiências. Para isso, precisamos entender nossos clientes de cada região. O Cineplace tem Smart Data que mostra o perfil para cada tipo de evento de cinema”, contou Joe.

Já Laura Correia, da National Amusements, contou que estão focando atualmente mais em e-Sports. “Estamos no mercado de eventos de cinema há 10 anos. Agora temos um bom time para programar e divulgar nosso trabalho. Acredito que é essencial educar e incentivar a audiência a participar cada vez mais desse tipo de evento, criar no público o hábito de assistir eventos no cinema”, disse Laura. Ray Nutt, da Fathom Events, falou que sua empresa distribui conteúdo para o mundo todo e, por isso, buscam diversos estúdios e distribuidores para atrair público em diferentes lugares.

Joe Evea ressaltou que agora é o momento das empresas do setor se unirem, sem disputas para que o mercado cresça cada vez mais. “Pode ser complicado fazer marketing em cinema de evento. Mas com dados dá para saber com quem você deve falar, qual é exatamente nosso público. Por isso a troca de informações é importante. Esta é uma grande oportunidade negócio”, finalizou Joe.

Confira a cobertura completa do segundo dia da CinemaCon.

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