Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

14 Maio 2018 | Vanessa Vieira

Semana ABC 2018 debate tecnologia na produção e traz números do Dolby Atmos no País

Com direito a palestras, workshops e discussões, encontro teve “Bingo: O Rei das Manhãs” como principal premiado

Compartilhe:

(Foto: Semana ABC 2018)

De quarta à sexta-feira (9 a 11), a Semana ABC 2018 contou com 15 mesas em sua programação, com workshops, palestras e debates na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP). Em seguida, neste sábado (12), o evento realizado pela Associação Brasileira de Cinema – ABC divulgou os ganhadores do tradicional Prêmio ABC.

Publicidade fechar X

Foco em tecnologia

Entre os destaques da 16ª edição do encontro, especialmente voltada neste ano à discussão do uso da tecnologia pelo setor de produção com foco em soluções como o HDR (High Dynamic Range) e o som imersivo Dolby Atmos, além de apresentações de câmeras e lentes. No caso do HDR, o foco foi em imagens com a solução para televisões, enquanto o Dolby Atmos foi discutido para todas as plataformas: cinema, TV por meio de equipamentos do tipo soundbar e mobile por meio de fones de ouvido.

Um dos participantes da mesa-redonda “O que é o Sistema de Reprodução de Som Imersivo ATMOS e a sua implementação no Brasil e na América Latina” foi Carlos Klachquin, engenheiro de som membro da ABC e engenheiro consultor Dolby na área de serviços de conteúdo, sendo atualmente responsável pela implementação do programa Dolby Atmos para cinema na América Latina. O executivo aproveitou a oportunidade para apresentar alguns números da tecnologia que, segundo dados de abril deste ano, está em 3,7 mil salas no mundo, além de 300 já com contrato fechado para instalação.

Klachquin estima que o Brasil hoje tenha em torno de 35 a 40 salas Dolby Atmos, o México tem cerca de 50 e a América Latina como um todo, 109. O executivo apontou ainda que a solução tem sido cada vez mais bem aceita no País. Para complementar a apresentação do sistema na Semana ABC, Klachquin realizou neste sábado (12) uma sessão grátis de demonstração do Dolby Atmos com 30 minutos de duração na sala PLF do Cinesystem Cinemas no Shoppping Morumbi Town (SP), a sala Cinépic.

A região que mais tem salas no formato atualmente é a Ásia, com 1,981 mil já instaladas e 233 contratadas. “Os chineses são malucos pelo Atmos e a Índia tem bastantes salas também”. Na América do Norte hoje são 529 salas Dolby Atmos em funcionamento.

O processo de pós-produção e edição para som imersivo foi debatido entre Klachquin, Rodrigo Meirelles, supervisor executivo de áudio da TV Globo, e José Luiz Sasso, fundador do Estúdio JLS de mixagem. Este último recebeu logo no início do debate uma homenagem surpresa dos colegas de painel. Sobre o uso tecnologias no mercado audiovisual, Meirelles declarou que “não adianta usarmos a tecnologia pela tecnologia, tem que ser usada como recurso criativo”.

Demais destaques

O evento teve ainda uma master class ministrada por Roberto Faissal, diretor de fotografia, que apresentou detalhes do case de filmagem subaquática em Pluft – O Fantasminha. O filme segue sem data confirmada de estreia e tem distribuição da Paris Filmes e Downtown Filmes.

Além disso, a Semana ABC 2018 contou com temas como criação da imagem cinematográfica e a concepção de games como narrativas interativas. A feira de negócios do encontro teve presença de empresas como Canon, Sony e ainda o lançamento da Cine Society Authorized Rental House, que realizou coquetel de inauguração logo no primeiro dia, 9 de maio.

Confira as filmagens das palestras e painéis no site da ABC.

Prêmio ABC 2018

Em 2017, o maior premiado da cerimônia foi Elis, da Paris e Downtown. Já neste ano, o destaque foi de Bingo: O Rei das Manhãs (Warner Bros.), com três troféus. A premiação também foi marcada por reclamações de atrizes e diretoras sobre a falta de indicados e premiados negros e do sexo feminino.

Veja todos os ganhadores:

  • Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem

    Bingo – O Rei das Manhãs – Lula Carvalho, ABC

  • Melhor Direção de Arte em Longa-Metragem

    Bingo – O Rei das Manhãs – Cassio Amarante, ABC

  • Melhor Montagem em Longa-Metragem

    Bingo – O Rei das Manhãs – Márcio Hashimoto

  • Melhor Som em Longa-Metragem

    Bingo – O Rei das Manhãs – Jorge Rezende, Alessandro Laroca, Armando Torres Jr, ABC, Renan Deodato e Eduardo Virmond Lima

  • Melhor Direção de Fotografia de Documentário

    On Yoga: The Architecture of Peace – Adolpho Veloso

  • Melhor Direção de Fotografia de Curta-Metragem

    Diana – Adolpho Veloso

  • Melhor Direção de Fotografia de Série de TV

    Os Dias Eram Assim – Walter Carvalho, ABC

  • Melhor Direção de Fotografia de Filme Publicitário

    Natura – Adolpho Veloso

  • Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil

    Cravo, Lírio e Rosa – João Victor Borges (Universidade Federal Fluminense)

Confira como foi a edição de 2017 da Semana ABC.

Compartilhe:

  • 1 medalha