Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

14 Maio 2018 | Vanessa Vieira

Publicação da ANCINE celebra marco histórico do parque exibidor

Brasil bate recorde de salas de cinema

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

Todos do mercado exibidor sabem da história do setor, que na década de 1970 teve seu auge numérico em termos de telas. Porém, esse marco acaba de ser superado.

Publicidade fechar X

A informação foi anunciada pela ANCINE nesta segunda-feira (14), junto ao lançamento de uma publicação especial da agência em comemoração aos novos números do segmento. “O público nacional gera aumento de salas a longo prazo de forma consistente, sendo também um resultado das políticas públicas voltadas ao setor”, afirma Luana Rufino, superintende de Análise de Mercado, em comunicado oficial

Assim, segundo a ANCINE, o parque exibidor acaba de atingir o total de 3.279 salas de cinema, sendo três telas a menos do que o recorde anterior de 1975. Ao todo, foram necessários 43 anos para que o setor passasse essa marca.

Estados e cidades

A publicação da entidade ainda inclui outras informações relevantes como a distribuição de salas por Estado. Como esperado, São Paulo (1.038 telas) e Rio de Janeiro (368) dominam o mercado, seguidos por Minas Gerais (259), Paraná (198), Rio Grande do Sul (180), Goiás (118), Bahia (106), Ceará (100), Distrito Federal (88) e Amazonas (72), que fecha as 10 regiões com mais telas. O Estado com menos salas é o Acre, com apenas sete.

Vale lembrar que só a capital de São Paulo tem 347 salas, sendo o município com maior número de telas e que, sozinho, tem mais telas do que mais de 100 municípios somados já que essas cidades têm apenas uma sala como é o caso de Gramado (RS) e Guaxupé (MG), por exemplo.

Exibidoras

A Cinemark se mantém como maior rede com atuação no País com 608 salas, seguida pela Cinépolis com 378, Kinoplex com 196, Cinesystem com 156 e Cine Araújo com 145. Com destaque na publicação, os cinemas independentes somam 302 telas.

De acordo com a agência, o que mais contribuiu para o acompanhamento e detalhamento dessas informações é a constante melhoria e implantação do Sistema de Controle de Bilheteria.

Confira a publicação comemorativa da ANCINE na íntegra.

Compartilhe:

  • 0 medalha