Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

01 Junho 2018 | Fernanda Mendes

CJ 4DPLEX fala sobre os diferenciais de sua tecnologia 4D

No especial sobre fabricantes de motion seats e 4D, a primeira empresa entrevistada é a sul-coreana

Compartilhe:

(Foto: CJ 4DPLEX)

As poltronas que proporcionam movimentos sincronizados com as cenas do filme são um dos atrativos que as exibidoras oferecem aos espectadores em busca de diferenciar a experiência de assistir a um longa em casa com a ida ao cinema. As chamadas motion seats podem também oferecer uma solução ainda mais completa com efeitos de ar, cheiro, luzes e água, sendo esta tecnologia chamada de 4D.

Publicidade fechar X

A seguir, conheça a primeira fabricante da série especial sobre as empresas de motion seats e tecnologia 4D para cinema:

A CJ 4DPLEX é a primeira companhia de cinema 4D do mundo, localizada em Seoul (capital da Coreia do Sul) possui também dois escritórios internacionais, sendo um em Los Angeles (EUA) e outro em Beijing (China). Em 2009 foi inaugurada a primeira sala 4DX do mundo na Coreia do Sul.

Em sua história já recebeu alguns prêmios pela tecnologia e criatividade como o prêmio Edison Awards na categoria de Mídia e Comunicação Visual em 2015, além de ser reconhecida como uma das dez maiores companhias para eventos ao vivo pela Fast Company 2017.

Somando são 21 efeitos entre movimentos da poltrona e efeitos sensoriais como balanços na cadeira, vibrações, efeito de “agulha” no estofado, impulsionamento para frente, além das bolhas, jatos de ar quente e frio, neve, luzes, trovões e água. Segundo a companhia, este é o maior catálogo de efeitos do mercado. “A 4DX simplesmente não coloca certos efeitos só para preencher espaços vazios, mas sim cada efeito é cuidadosamente selecionado pelos nossos editores para ajudar a maximizar o entretenimento das pessoas e a imersão no filme”, explica Byung-Hwan Choi, CEO da companhia.

Agora, para incrementar a solução 4DX, a companhia também oferece a 4DX VR, que une todos os efeitos da plataforma com conteúdos em realidade virtual, e a 4DX ScreenX, tecnologia lançada durante a CinemaCon. Nela, a sala é equipada com uma tela 270°, poltronas com os movimentos e os efeitos sensoriais.

Números atuais

Até abril de 2018 foram contabilizadas mais de 61 mil poltronas em 500 salas espalhadas em 68 países. Em seu balanço financeiro de 2017, venderam 19 milhões de ingressos com uma renda de US$ 230 milhões.

Desde 2010 mais de 300 filmes já foram lançados em salas 4DX, sendo que a companhia mantém relacionamento com as majors de Hollywood.

Dentre as exibidoras, possui parceria com grandes redes como Regal, CGV, NOS, Cine Hoyts, Les Cinémas Gaumont Pathé, Nordisk Film, Marcus Theatres e Village Cinemas.

Fábricas e modelo de negociação

Todos equipamentos da 4DX são fabricados na Coreia do Sul e então levados para outros países. No caso de mão de obra, a companhia trabalha com os fornecedores e serviços familiares a cada exibidor. Tudo com supervisão da equipe de suporte técnico da companhia sul-coreana. Por isso, o custo de cada negociação depende dos preços das empresas locais.

Manutenção

A CJ 4DPLEX oferece aos seus parceiros um site com métodos de manutenção por meio de uma plataforma de operações integradas.

Últimas novidades

Dentre os anúncios de inaugurações, recentemente está a abertura de sua 500ª sala, localizada na França, em uma unidade do Les Cinémas Gaumont Pathé. Além disso, a empresa fechou um acordo com a Regal apara inaugurar 15 salas nos Estados Unidos. Outra novidade é que a marca chegou recentemente pela primeira vez na Suíça por meio da rede Kitag Cinemas.

Seu balanço financeiro também foi divulgado totalizando números recordes para a companhia. O número de inaugurações aumentou em 37% em relação a 2016. Foram 129 novas salas em 33 países.

A 29ª edição da Revista Exibidor também aborda o tema, confira.

Compartilhe:

  • 0 medalha