Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

08 Junho 2018 | Fernanda Mendes

ANCINE retoma debates sobre acessibilidade em novo encontro da Câmara Técnica

Secretário executivo da agência reforçou a importância de se cumprir o prazo

Compartilhe:

(Foto: ANCINE)

Após muitas reuniões, debates e participação ativa do mercado, a ANCINE retomou os trabalhos da Câmara Técnica sobre acessibilidade no cinema.



O encontro, que aconteceu ontem (7), teve abertura com um discurso de Ricardo Martins, secretário executivo da ANCINE. “A ANCINE tem trabalhado para conhecer o estágio atual de desenvolvimento das soluções que permitam a fruição de conteúdo acessível em salas de exibição. A Agência ouviu entidades e associações tanto do mercado audiovisual, quanto de pessoas com deficiência em diversas reuniões, além de participar de eventos nacionais e internacionais”, disse o secretário.

O executivo também salientou que é importante que se cumpra o prazo legal definido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garante que até novembro as redes exibidoras estejam devidamente equipadas para passar filmes com acessibilidade de conteúdo.

Foram anunciadas reuniões mensais até novembro, para concluir os trabalhos da Câmara e ouvir fornecedores, entidades e associações das pessoas portadoras de deficiência e agentes do audiovisual, sobre o plano de adaptação do parque exibidor brasileiro.

Em 26 de março, foi aprovado uma linha de crédito do Fundo Setorial Audiovisual voltada ao financiamento da adaptação das salas de cinema e ao desenvolvimento de tecnologias de acessibilidade, a linha permite o financiamento dos equipamentos necessários para os fornecedores e exibidores.

Produtos disponíveis

Diversas soluções já foram apresentadas pelo mercado como o Kit Cinema da ETC Filmes e Riole, a parceria entre a Auwe Digital e Steno Mobi para masterização e tecnologia assistiva para filmes, e o Cine Assista da Dolby e Assista Tecnologia. Aliás, a Dolby já enviou comunicado ao mercado informando que o receptor e servidor da solução são aceitos no programa do RECINE. Para saber mais, clique aqui.

Leia a matéria completa sobre a acessibilidade de conteúdo da edição 27 da Revista Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha