Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

03 Julho 2018 | Vanessa Vieira

Ponto Cine terá apoio do Ministério da Cultura para reabrir ainda em 2018

Com aporte direto do MinC em parceria com o IFRJ, cinema deve voltar a operar até outubro

Compartilhe:

(Foto: Ponto Cine)

Em junho, o mercado brasileiro de exibição recebeu uma má notícia: o fechamento definitivo do Ponto Cine, um cinema que operava já há 12 anos com dedicação especial aos filmes nacionais e à promoção de debates. Mas, graças à importância cultural do espaço, que mudou o bairro carioca de Guadalupe, e à indignação geral sob a hashtag #voltapontocine, o fechamento do Ponto Cine será apenas temporário.



Isso porque o Ministério da Cultura – MinC, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, destinará investimentos para que o cinema continue a operar. Com um apoio na ordem de R$ 500 mil, o acordo que garantiu a continuidade do Ponto Cine foi assinado nesta segunda-feira (02) pelo diretor e idealizador do cinema, Adailton Medeiros; o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Espera-se que a liberação do recurso seja breve para a sala de 73 lugares no Shopping Guadalupe.

Além de garantir o funcionamento do Ponto Cine, o apoio ainda inclui a realização de dois cursos técnicos no cinema voltados para jovens de baixa renda. Com 160 horas cada, os cursos formarão duas turmas de até 25 alunos em direção cinematográfica e formação de atores. Local da residência e renda familiar serão critérios para escolha dos alunos, que receberão também auxílio transporte e alimentação.

“Nós conseguimos articular esta parceria entre o Ministério da Cultura, o Ponto Cine e o Instituto Federal do Rio de Janeiro, que ministrará os cursos aqui. Isso vai possibilitar reabrir o Ponto Cine para que ele volte a exibir os filmes brasileiros, como vinha fazendo. Quem se beneficia com isso é a população de Guadalupe e do entorno da Zona Norte do Rio de Janeiro”, afirmou o ministro Sá Leitão segundo a Agência Brasil.

Ele ainda reforçou que a região na qual opera o cinema, há um baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e é considerada uma área violenta, de risco. Assim, oferecer meios legais de renda e emprego seria uma maneira de “disputar os jovens com o crime organizado”.

Compartilhe:

  • 0 medalha